Mantenha uma relação saudável com seu dinheiro
O IFRJ realizou no auditório da Reitoria uma palestra sobre educação financeira para servidores, o evento aconteceu no dia 30 de setembro e teve como palestrante Bruno Santos.
O diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Heleno Lima, afirma que o principal motivo da iniciativa é o reconhecimento de que a questão financeira é uma das áreas que compõe a vida de todos os servidores.
Heleno afirma que após perceber demandas relacionadas a finanças, como: margem consignada, empréstimos, empresas que oferecessem taxas de juros favoráveis, viu que seria interessante abordar sobre o assunto.
“Não adianta se a pessoa tem uma estrutura mental e física boa quando ela está financeiramente desestruturada. Isso pode abalar a sua percepção no trabalho, nos seus relacionamentos, e nas outras áreas que compõem o ser,” disse.
Para Bruno Santos, o mais importante para se obter uma vida financeira equilibrada não basta apenas ter muito dinheiro, é preciso ter uma mente capaz de utilizar e multiplicar esse capital. “Se eu não tenho controle sobre quanto eu tenho, de como gastar e no que investir, de nada adianta. A gente vê vários casos de pessoas que ganham na mega sena, pessoas que ganham indenizações e acabam gastando tudo em um mês, dois meses,” afirmou.
Durante a palestra, Bruno também apontou que 16% das escolas em sua maioria particulares, estão incluindo a educação financeira em seu currículo escolar e alertou sobre a importância dos estudantes terem acesso ao tema desde cedo.
“Infelizmente ainda não sabemos lidar com as nossas finanças e o nosso relacionamento com o dinheiro consegue ser ainda mais forte que qualquer outro, você nasce e ele está na sua vida, você cresce e esse recurso está na sua vida. Saber utiliza-lo é fundamental e quanto antes fizermos isso, melhor,” disse Bruno.
O palestrante contou que percebeu durante a atividade que os servidores estavam bastante atentos, participativos e interessados sobre a educação financeira e acredita na transformação na vida dos participantes.
A coordenadora da CST (Coordenação-geral de saúde do trabalhador), Larisse Castro, afirma que esta iniciativa é fundamental para conscientização dos servidores. “Esse evento é fundamental para que a gente crie uma cultura de educação financeira e o quanto antes a gente tiver essa consciência, melhor,” disse ela.
Heleno Lima espera que com esta iniciativa possam surgir mais oportunidades para realização de outros encontros sobre educação financeira e que o evento não fique restrito apenas para a Reitoria, mas que possa também fazer parte dos campi do IFRJ.