Luta pela inclusão no Campus Realengo

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, ao "Setembro Azul" - Mês da Visibilidade da Comunidade Surda Brasileira - o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Realengo promoveu, no dia 26/09, a roda de conversa “O acesso do estudante surdo ao ensino superior”. O objetivo foi sensibilizar e informar as comunidades interna e externa do campus a respeito da luta pela inclusão.

Estavam presentes os convidados: Wellington Santos de Paula, professor da Prefeitura de Japeri, Três Rio e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Ruan Sousa Diniz, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Tradutor e Intérprete de Libras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); e Juan Nascimento Guimarães, professor, influenciador esportivo e representante da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS Brasil).

Juan, que é surdo, destacou a importância dos esportes para essa comunidade e incentivou os participantes a se aprofundarem mais no conhecimento sobre Língua Brasileira de sinais (Libras) e cultura surda, a fim de contribuírem para uma sociedade mais unida e inclusiva.

Tradutoras e Intérpretes de Libras do IFRJ, Carla dos Santos Costa Leoncio, do Campus São João de Meriti, e Viviane da Penha Pereira de Souza, coordenadora do NAPNE do Campus Realengo, atuaram durante o evento.

Discentes do Coral de Libras da Escola Municipal Nicarágua, acompanhadas dos professores Gabriel de Poly Oliveira e Ellen Evaristo de Carvalho, apresentaram a música "Dias Melhores", da banda Jota Quest, em Libras. Integraram o Coral, durante a apresentação, as estudantes: Manuella Pereira da Silva, Ester Vitória Oliveira da Silva, Thuany Santana de Oliveira, Mariana Neves Barbosa, Camilly Vitória Silva Fontes, Stella de Carvalho da Silva Rezende, Maria Eduarda Lima Reis Bustelo e Melissa Menezes Castilho.

No encerramento do evento, os participantes apresentaram a primeira letra dos seus nomes em Libras.