Logo IFRJ

Lançamento do livro de poesias “Penalva”

A tarde do dia 08 de abril no campus Belford Roxo foi marcada pelo lançamento do livro de poesias da poetisa Valéria Lourenço (IFCE - Crateus), intitulado "Penalva". O título do livro faz referência a uma cidade do Maranhão, lugar onde a autora viveu durante os estudos do mestrado. Todos os poemas de seu livro foram escritos naquela cidade.

Durante o evento, a autora fez uma oficina de debate sobre editoras cartoneiras, com participação da professora Camila do Valle (UFRRJ - Nova Iguaçu), que foi sua professora durante a faculdade; da professora doutora Isabel Carneiro (UERJ) e da professora Ana Adelaide Balthar, também conhecida como Nena Balthar (IFRJ - Belford Roxo), que coordenou a realização do evento.

O lançamento se deu no âmbito do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos de Cultura e Arte em Periferias Urbanas", e por ter sido o lugar de encontro do "Coletivo Alexandra Cartoneira da Baixada", no último ano, o que proporcionou a realização da publicação.

O livro como objeto, como suporte de transmissão de pensamento e linguagem, é o foco das discussões, que também possui uma dimensão prática, proporcionando aos integrantes a possibilidade de criar esse objeto, seja com conteúdo literário ou de forma a receber suporte material.

O coletivo foi criado no contexto do grupo de pesquisa "Literatura e Antropologia: cartografias e outros procedimentos narrativos". De caráter editorial, o coletivo se desenvolve desde 2013, a partir do interesse de professores e alunos na UFRRJ e, posteriormente, professores e alunos do IFRJ. Atualmente, alunos e professores das duas instituições envolvidas investigam formas editoriais no que diz respeito tanto à linguagem literária quanto à linguagem das artes visuais.

A ideia surgiu a partir da bem-sucedida experiência da argentina Eloisa Cartonera, iniciada em 2003, e que hoje inspira mais de 130 editoras artesanais pelo mundo. O projeto não visa lucro e tem como objetivo a formação de pessoas da comunidade ao redor das instituições, que queiram fazer parte das discussões sobre as formas de construir o mundo editorial, que envolvem saberes importantes que podem ser utilizados no mercado de trabalho como, diagramação, editoração, revisão, tradução, entre outros.

O campus destaca a importância desse lançamento como fortalecedora da construção de colaborações entre o IFRJ, a UFRRJ e a UERJ.

colaboração: Luana Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS