Logo IFRJ

Lançamento do livro “Ensino, Texto e Sintaxe: orações adverbiais”

A professora Heloise Thompson docente da pós- graduação Interdisciplinar em Ensino de Línguas, em parceria com outros pesquisadores de universidades e institutos federais, lançou o livro “Ensino, Texto e Sintaxe: orações adverbiais”. O evento ocorreu no dia 14 de dezembro, na sede da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), no Maracanã.

Estiveram presentes os docentes, Violeta Rodrigues (UFRJ); Adriana Gonçalves (CAp-UERJ); Felippe Tota (IFSul); e Heloise Thompson (IFRJ).

A professora Heloise explica que o livro “Ensino, texto, sintaxe: orações adverbiais” é fruto da junção de anos de pesquisas no estudo da sintaxe com as inquietações oriundas da experiência dos autores em sala de aula, especialmente na Educação Básica. “Assim, ao identificarmos a falta de materiais confiáveis e atualizados que pudessem auxiliar o professor no ensino de sintaxe, decidimos pensar um livro para minimizar essa lacuna. O livro, portanto, é feito por professores para professores”, disse ela.

A docente espera que a obra possa não apenas auxiliar os docentes que apresentam dificuldades no preparo das aulas para o ensino das orações adverbiais por motivos diversos - falta de tempo, de atualização, de recursos -, mas também gerar reflexões acerca do uso da língua, proporcionando um ensino que verdadeiramente possa partir da realidade e prepare os alunos para nela atuarem.

Heloise avalia a relevância deste livro na sua formação, na importância para a visibilidade da pós-graduação de línguas e da oportunidade de ter docentes ativos na academia.

“Todo o processo de construção do livro junto de meus colegas de pesquisa serviu para que eu buscasse, ainda mais, oferecer aos meus alunos, um ensino da língua, mais especificamente de gramática, que não ficasse na abstração, mas que pudesse ser significativo e que levasse à aplicação em contextos reais. Acredito que, no papel de professora do curso de pós-graduação Interdisciplinar em Ensino de Línguas, lançar um livro que aborde questões voltadas para o ensino da língua fortalece nosso trabalho, evidenciando que pesquisa e ensino não só podem, mas devem caminhar juntos. Como já dizia Paulo Freire, “ensinar exige pesquisa”. Portanto, uma pesquisa em ensino que seja desconectada da sala de aula é mera abstração, assim como uma sala de aula que não se pauta na pesquisa é mera reprodução.” 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS