Inovação em Saúde na Rio Inovation Week

A equipe do Campus Realengo, do grupo multiprofissional de pesquisa INOVAÇÃO em SAÚDE, foi convidada pela agência de Inovação do IFRJ a apresentar seus produtos desenvolvidos em cooperação com docentes e alunos de tecnologia dos campi Nilópolis e Paulo de Frontin no evento Rio Innovation Week.

No evento foram realizadas demonstrações de jogos digitais interativos sobre biossegurança frente a COVID-19, jogo com óculos 3D realidade aumentada sobre medidas protetivas contra a Dengue, apresentação de um software de Tele Reabilitação, além de produtos customizados para demandas Tecnologia Assistiva em Saúde desenvolvidos em impressão 3D no campus realengo.

Nos três dias do evento, participaram 10 alunos de iniciação científica e 5 docentes do grupo de pesquisa. A coordenadora da equipe é a professora Ana Carolina Carvalho, do campus Realengo, que atuou em conjunto com a docente Caciana Pinho, da Terapia Ocupacional, e Vinicius Martins, da Fisioterapia. Do campus Nilópolis, integram a equipe os docentes Filipe Pereira, de Física, e Daniel Pires, de Informática. Por fim, do campus Paulo de Frontin, o docente José Ricardo, de Jogos Digitais.

Segundo Ana Carolina, a participação no evento serviu como retorno de um trabalho multiprofissional cuja gênese foi na pandemia, com demandas tecnológicas da área de saúde para resolver questões como continuidade no tratamento de reabilitação interrompido, necessidade de atingir o alunos com educação interativa e atrativa, "Além de soluções tecnológicas acessíveis à população do entorno do campus realengo, cuja única fonte de conhecimento e assistência muitas vezes é oriunda da Clínica escola. No ambiente de trocas e conhecimento do evento pudemos vislumbrar novas possibilidades de desenvolvimento de produtos  e parcerias. Mas para os alunos, principalmente, foi uma experiência única de acesso à tecnologia para saúde, ciência, educação, robótica, farmácia, agronomia e empreendedorismo”, disse Ana.

Para a próxima edição do evento, a equipe foi convidada para expor na área de HeathTech junto a grandes instituições de ensino, ciência e tecnologia. Com isso, o IFRJ passará a contar com representações na área educacional e também na área de saúde.

Colaboração: Rosiane Cruz