Início das atividades Pibid - IFRJ (2025-2027)

O Instituto Federal do Rio de Janeiro dará início a mais uma edição do Pibid em fevereiro de 2025. Ao todo, serão 168 bolsas, sendo 144 para estudantes de licenciatura de química (Nilópolis e Duque de Caxias), Física (Nilópolis e Volta Redonda), Matemática (Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda), Ciências Biológicas (Pinheiral), Computação (Pinheiral), 18 bolsas para professores supervisores, 6 bolsas para as coordenações (1 institucional e 5 de área) .
Segundo a coordenadora institucional do Pibid do IFRJ, professora Vanessa Nogueira, esse projeto proporciona aos futuros professores, a oportunidade de vivenciar a prática docente desde cedo, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a sua missão. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade do IFRJ.
Como funciona?
O Pibid é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado à Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria da qualidade da educação brasileira.
Desde 2023, os valores das bolsas foram reajustados; os estudantes de licenciatura recebem 700 reais mensais, enquanto os professores supervisores recebem 1.100,00 reais por mês. Outra boa notícia é que, neste edital, o Pibid terá a duração de 24 meses.
Segundo a Coordenadora Geral de Programas e Projetos de Ensino - COGPP/PROEN, Professora Ana Lúcia Gama, o Pibid é um projeto relevante às Licenciaturas, primeiro como um fator de permanência do(a)s discentes em função das bolsas ofertadas, assim como o convívio mais direto e frequente do(a) aluno(a) da licenciatura com os professores que estão trabalhando nas redes de ensino municipal e estadual. Possibilitando, deste modo, a troca de conhecimentos entre estudantes e docentes das redes com nosso(a)s licenciando(a)s já no início de suas graduações, dando assim uma visão mais ampla do futuro exercício profissional e iniciando a construção de sua identidade profissional.
Organização das cotas nos Cursos de Licenciatura do IFRJ
Nos meses finais de 2024 ocorreu a primeira seleção desta edição, a dos licenciandos do IFRJ para o Pibid, neste momento estamos realizando o processo seletivo dos supervisores. Esta etapa, deve ser finalizada até início de fevereiro, para então, neste mesmo mês, dar início ao Programa.
A distribuição das bolsas para os licenciandos ficará da seguinte forma:
Subprojeto Química
Campus Nilópolis - 24 bolsas
Campus Duque de Caxias - 24 bolsas
Subprojeto Matemática
Campus Nilópolis - 16 bolsas
Campus Pinheiral - 16 bolsas
Campus Volta Redonda - 16 bolsas
Subprojeto Física
Campus Nilópolis - 8 bolsas
Campus Volta Redonda - 16 bolsas
Subprojeto Interdisciplinar (Ciências biológicas e Computação)
Campus Pinheiral - 24 bolsas