III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda realizou, entre os dias 24 e 27 de outubro, a III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEMEPE). O evento gratuito e aberto ao público teve como objetivo promover a interação do público interno com a comunidade externa. O tema abordado esse ano foi “Ciência, Educação e Tecnologia para a redução das desigualdades”.

O evento contou com oficinas; palestras; minicursos; atividades culturais; café literário; cine cult; etc. As atividades acadêmicas envolveram palestras e projetos ligados à área técnica dos cursos. Dentre os projetos expostos pelos alunos estava o da equipe Jaguar, que é um projeto de robótica utilizado para competir em diversas categorias, incluindo o futebol de humanoides utilizando os robôs NAO que são reprogramados para tal função. A equipe já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, sendo dois deles de competições mundiais.

Durante a SEMEPE foram realizadas também a IX Jornada Científica, a VIII SEMATEC Sul, o VII Seminário de Metrologia e o VI Dia Cult, que contaram com a participação de palestrantes internos e externos. Na IX Jornada Científica uma das grandes atrações foi a professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Sônia Guimarães, que trouxe sua palestra acerca do tema “Ciência e tecnologia para a redução da desigualdade social”.

Este ano o café literário, promovido pela biblioteca da instituição, trouxe como tema a vida e obra de Renato Russo, tendo a decoração e apresentações totalmente voltadas para suas obras. O café contou também com uma oficina de caricatura e uma feira de livros realizada em parceria com os escoteiros.

Para a diretora de Apoio Técnico ao Ensino, Juliana Calixto, o evento alcançou todos os seus objetivos com sucesso: “A III SEMEPE alcançou com êxito a finalidade a que se propôs, de realizar a divulgação e a extensão dos conhecimentos científicos adquiridos à comunidade externa, fazendo uma integração do IFRJ com o público interno e externo. O evento veio reforçar a diversidade de projetos e ações que são desenvolvidas no âmbito do campus e que nem sempre são expostas. A todos que participaram da organização da SEMEPE, gostaria de deixar o meu mais profundo agradecimento. Vocês foram sensacionais! ”, agradeceu.