IFRJoga integra edição de setembro da Ludoteca MAR
Foto: Divulgação/MAR
O projeto de Extensão IFRJoga, do Campus Duque de Caxias, participou da edição de setembro (21/09) da Ludoteca do Museu de Arte do Rio (MAR). No evento, realizado das 14h às 17h na Biblioteca do MAR, o público teve a oportunidade de interagir com mais de 20 jogos levados pelo IFRJoga para a atividade.
“Optamos por fazer uma seleção com jogos que conversassem com o público diverso do Museu, com foco maior no infanto-juvenil. Para isso, acabaram ganhando espaço os jogos rápidos em relação ao tempo de duração e os de mais fácil explicação. Todos os jogos levados fazem parte do meu acervo particular e do acervo do IFRJoga. Destaque para o Ubongo, Fabulinhas, Team 3, City Block, Modern Art, Meu Museu e Ticket Ride. Os jogos que selecionamos buscam conversar com a necessidade dos nossos parceiros. No caso do MAR, conversamos com o Guilherme Carvalho, responsável pelo projeto da Ludoteca, e chegamos em um cenário nos quais os jogos ligados ao eixo acessibilidade e museus fariam mais sentido”, explicou o professor Wagner dos Santos, coordenador do IFRJoga.
Wagner contou, também, que o convite para participar do evento partiu do MAR e que a ação na Ludoteca convergiu com uma programação focada em acessibilidade que acontecia no mesmo dia, por isso optaram pelo foco nos jogos desta temática. “Dessa vez, tive auxílio de uma monitora externa, a Carolina Ferreira Barbosa, coordenadora do Sementes Lúdicas do ISERJ, que me ajudou na recepção e condução das mesas de jogos, incluindo o auxílio do próprio Guilherme, que sempre esteve presente. Tivemos dessa vez uma participação pequena, pois havia muita concorrência por conta dos shows que ocorriam paralelamente. Mas fiquei muito satisfeito com toda a estrutura do MAR, bem como com o Guilherme e sua equipe. O ambiente tinha mesas e cadeiras organizadas, banheiro, água, ar-condicionado e uma bela vista. Sempre que o IFRJoga recebe o convite para estar em algum lugar ou evento, é um momento de muita troca e interatividade com as pessoas e o espaço”, afirmou o professor, que disse ainda que pretende fazer outras edições em parceria com a Ludoteca do MAR: “Primeiro, deixo os nossos agradecimentos ao MAR, ao Guilherme e toda sua equipe. Os canais de comunicação estão abertos e o IFRJoga aguarda com expectativa por mais um convite do MAR. Acreditamos que ainda temos muito para contribuir com a Instituição e seus visitantes”.
O IFRJoga - o projeto de Extensão existe desde o ano de 2019 e acredita no potencial dos Jogos de Tabuleiro enquanto diversão e ferramentas educacionais, bem como todos os elementos de reunião, participação e ludicidade que eles trazem para todos os amigos que estão na mesa. Já fez alguns outros eventos com instituições e outros parceiros, dentre elas o Museu Ciência e Vida (Duque de Caxias), Museu Nacional, SESC, Diversão OFFCON Experience, Rpg World e biblioteca Leonel Brizola (Duque de Caxias).
“Um dos maiores benefícios dos jogos na educação é a sua capacidade de tornar o aprendizado divertido e envolvente. Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes podem ser enfadonhos e desmotivadores, os jogos de tabuleiro modernos oferecem uma experiência interativa e emocionante que mantém os alunos engajados e interessados em compartilhar e aprender”, explicou o coordenador.
O projeto acontece no Campus Duque de Caxias, toda quarta feira, entre 11:00 e 15:00 horas. “Só deixa de acontecer se tivermos algum compromisso externo no fim de semana. Nesse caso, precisamos de tempo para organizar e estudar os jogos conforme a necessidade do nosso parceiro. Sempre é bom mandar uma mensagem pelo nosso instagram para saber se teremos alguma mesa. Nos viste no @ifrjoga”, falou o professor Wagner.
Ludoteca do MAR - A biblioteca do MAR dispõe, desde março, do espaço da Ludoteca MAR, que oferece ao público um acervo com jogos que fazem muito sucesso entre o público. Basta chegar nos dias em que a biblioteca está aberta e escolher o jogo que desejar usar. O espaço também pode ser usado para que o público leve os seus jogos físicos de tabuleiro e cartas (boardgames).
Além disso, sempre no terceiro sábado de cada mês, a equipe do MAR faz uma ativação no local destacando um dos jogos que fazem parte do acervo. Também é possível conferir um dos muitos dispositivos artístico-pedagógicos que são feitos pela equipe da Escola do Olhar para as atividades educativas do MAR. Esses dispositivos são criados em formatos de jogo e trazem as exposições de forma lúdica.