IFRJ terá consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e diretor-geral de campus

O Conselho Superior – Consup do IFRJ, deliberou na manhã da última quinta-feira, 16 de setembro, a deflagração do processo eleitoral para a indicação dos candidatos ao cargo de reitor e de diretor-geral de campus, para mandatos dos próximos quatro anos, de 2022 a 2026.

Na última reunião do CONSUP ficou definido o início do processo com a criação da Comissão Especial do Conselho Superior para escolha das comissões eleitorais. Agora, o próximo passo é a formação das comissões eleitorais locais, o que deve acontecer nos próximos dias.

Na sequência, será formada a Comissão Eleitoral Central, que é responsável pela elaboração das normas do processo eleitoral e, a partir da formatação das normas, se define todo o cronograma do processo.

A Comissão Especial do Conselho Superior divulgou nesta segunda-feira, dia 20 de setembro de 2021, a chamada pública nº 02/2021, onde se encontra o formulário eletrônico de inscrição para eleição das Comissões Eleitorais Locais. Este é o primeiro passo do processo de consulta. O processo eleitoral completo tem 90 dias para ser concluído, a partir de 20 de setembro de 2021.

Na próxima reunião extraordinária do CONSUP que deverá ocorrer no próximo dia 14 de outubro de 2021, será definido também se a eleição ocorrerá em um ou dois turnos.

As eleições se darão em conformidade com o que prevê a lei de criação dos Institutos Federais (n.º11 892/2008) e o decreto n.º 6.986/09, que disciplina os artigos dessa lei que tratam do processo de escolha dos dirigentes dos Institutos.

RESOLUÇÃO CONSUP/IFRJ Nº 44, DE 17 DE SETEMBRO DE 2021 - Designa os (as) Conselheiros (as) para comporem a Comissão Especial do Conselho Superior para Escolha das Comissões Eleitorais no Âmbito do IFRJ.

Apresentação da Comissão Especial do Conselho Superior.