IFRJ tem representante na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

logo da anprotec

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ, Rodney Albuquerque é o mais novo líder temático da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O Grupo Estendido de Dirigentes (GED) – ou apenas “líderes temáticos” – tem papel fundamental na apresentação de temas relevantes para atuação da Anprotec. Uma das principais atividades é a orientação na elaboração de documentos de referência, estudos e pesquisas sobre os temas nacionais.

Como líder temático, Rodney Albuquerque irá conduzir as microcâmaras responsáveis por discutir, levantar sugestões e propor projetos e ações que disseminem e fortaleçam os games no âmbito da Associação. “Nosso trabalho frente a criação da primeira faculdade pública federal de games do Brasil e todas as ações que entregamos no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ) tiveram influência nesta escolha da associação. Outro fator importante para a escolha foi que, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), criei o Silício Fluminense, a primeira incubadora especializada em games do país”, pontuou Rodney.

O pró-reitor destaca que a implantação de incubadoras de empresas e parques tecnológicos em diferentes regiões do país disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no Brasil, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. “Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas, cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos e 35 aceleradoras. Agora podemos incidir de maneira mais decisória”, afirmou, dizendo ainda que, ter acesso à área restrita da Anprotec para associados vai auxiliar na disseminação, implantação e conceituação do tema, além de possibilitar apresentar opiniões e sugestões.

A Anprotec – Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 370 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos. O IFRJ é uma das instituições que passam a fazer parte da associação.