Logo IFRJ

IFRJ se destaca entre instituições federais que utilizam tecnologia BIM na gestão de obras públicas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) integra o grupo de instituições da Administração Pública Federal que adotam a metodologia BIM (Building Information Modeling) na elaboração de projetos e execução de obras, posicionando-se entre os institutos federais que avançam na modernização da gestão de infraestrutura.

A utilização do BIM faz parte de uma estratégia nacional coordenada pelo Governo Federal para aprimorar a qualidade, a eficiência e a transparência das obras públicas. A metodologia permite a criação de modelos digitais integrados, reunindo informações detalhadas sobre todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento — do planejamento à execução e manutenção.

No caso do IFRJ, a adoção da tecnologia já se reflete em processos de contratação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre as iniciativas em andamento, destaca-se a contratação de serviços técnicos especializados para elaboração de projetos básicos e executivos em plataforma BIM, além do desenvolvimento de projetos estruturantes, das unidades do Parque Olímpico, Complexo do Alemão e a construção da sede definitiva do Campus Belford Roxo.

João Paulo Cardozo, à frente da  Diretoria Adjunta de Licitações e Contratos do Instituto, diz que o BIM é uma ferramenta muito importante para as contratações de obras e serviços de engenharia do setor publico, porque permite mais planejamento, controle e precisão desde a base inicial da contratação. “Com essa metodologia, é possível visualizar melhor o empreendimento, compatibilizar projetos, identificar falhas antes da execução e reduzir problemas, como atrasos, retrabalhos e aumento de custos”. Além disso, continua, o BIM fortalece a transparência e a aplicação de recursos públicos, melhora o acompanhamento da oba, o controle de prazo e das soluções técnicas adotadas. “Na prática contribui para contratações mais seguras, mais econômicas, com melhores resultados para a administração e para a sociedade”.

maquete complexo do alemao
Complexo do Alemão

Gabriel Seixas, engenheiro, diz que a metodologia Bim é a a mais recente revolução tecnológica na área de engenharia, porque permite a integração das diferentes disciplinas, de projetos, já no início do processo, o que melhora significativamente a qualidade do projeto e minimiza as interferências. “Aumenta a eficácia do orçamento da obra e a produtividade do fluxo de trabalho entre os projetistas e engenheiros”.        

Belford Roxo maquete
Belford Roxo 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS