Logo IFRJ

IFRJ recebe plantas finais do Campus Parque Olímpico

O IFRJ e a Rio-Urbe se reuniram na tarde desta quinta-feira, 19/12, para a entrega das plantas finais do Campus Parque Olímpico. As plantas foram feitas em parceria entre as equipes da Proen e da Proad do IFRJ e do setor de arquitetura da Rio-Urbe.

“A gente passou cerca de 120 dias fazendo todo o trabalho junto com a prefeitura para a organização dos espaços, divisão, a organização para que fosse adaptada à realidade do campus e hoje oficialmente a gente está recebendo as plantas da Rio-Urbe, para darmos início ao processo de implantação do campus. Com base em todo o dimensionamento que foi feito, as obras devem começar no início de 2025 e a ideia é que em março a gente já tenha atividades escolares acontecendo lá na Arena Olímpica”, explicou Alessandra Ciambarella, pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRJ. 

O Campus Parque Olímpico terá capacidade para atender 1400 alunos e terá 70 professores e 45 técnicos administrativos. Ofertará cursos, em diferentes níveis de ensino, nos eixos tecnológicos de meio ambiente, saúde, turismo, hospitalidade, lazer e gestão em negócios. 

Durante a reunião, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, falou um pouco mais sobre a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo IFRJ e agradeceu aos representantes da Rio-Urbe pela parceria: “Foi muito gratificante e interessante podermos desenvolver esse projeto em conjunto. Quero agradecer a vocês pela atenção e pelo trabalho. Espero que possamos trabalhar juntos novamente em outras oportunidades”, disse.

Armando Queiroga, diretor presidente Rio-Urbe, disse que eles têm uma estrutura de projetos importantes na instituição e que essas parcerias para desenvolvê-los são sempre muito significativas. “É sempre um aprendizado de ambos os lados. Houve um período de convivência do nosso time da Diretoria de Planejamento e Projetos (DPP) com o pessoal do IFRJ para fazer essa entrega importante para que a gente consiga fazer um trabalho de base para uma licitação. Tomando como norte o trabalho que a gente já tinha feito na Escola Municipal Isabel Salgado, que foi uma transformação que faz parte do legado olímpico. As olimpíadas foram feitas ali no Parque Olímpico e essas arenas se chamavam de centros olímpicos de treinamento. Agora estamos transformando em escolas, como a Isabel Salgado e agora outra unidade no campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro. É muito gratificante para a gente saber que a Olimpíada serviu de legado”, afirmou.

“A nossa participação da Diretoria de Planejamento e Projetos foi de entender o que o Instituto Federal estava precisando que a gente fizesse e fazer esse estudo preliminar em conjunto com o Instituto, com a equipe do Instituto. Foi uma integração muito legal, fizemos diversas reuniões, a gente mostrou uma primeira proposta, que foi debatida, teve uma réplica e uma tréplica, o que foi muito interessante. Quando fechamos esse estudo preliminar, o Instituto Federal perguntou se podíamos fazer o projeto básico. Com a nossa equipe aqui toda da Prefeitura, conseguimos fazer esse projeto básico que a gente está entregando agora para vocês”, contou Maria Fernanda Cebrian, diretora de Planejamento e Projetos da Rio-Urbe.

Participaram da reunião o reitor do IFRJ, Rafael Almada; A pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella; o pró-reitor de Administração, Igor Valpassos; o diretor de Articulação Institucional, Julio Page; o diretor substituto de Engenharia, Gabriel Seixas; o diretor presidente Rio-Urbe, Armando Queiroga; e a diretora de Planejamento e Projetos da Rio-Urbe, Maria Fernanda Cebrian.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS