IFRJ realiza I Jornada de Formação em EaD

Professor à frente de uma sala cheia de computadores, com uma apresentação de slides ao fundo

Oficina Construção de Questionário no MOODLE, com o professor Marcos Lopes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) realizou, nos dias 29 e 30 de outubro, a "I Jornada de Formação em EaD". O evento – promovido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia em Educação Profissional e Tecnológica (DTEIN) da Pró-Reitoria de Ensino Técnico e Tecnológico (Proen) – aconteceu no campus Engenheiro Paulo de Frontin e contou com 40 participantes.

A palestra de abertura, intitulada "Institucionalização da EaD nos Institutos Federais", foi ministrada pela professora Vanessa Basttestin, do Instituto Federal do Espírito Santo. Foram realizadas, ainda, oficinas com temas variados, que contribuíram para a formação de servidores que poderão atuar como multiplicadores nos seus campi. As oficinas possuem parte da carga horária a distância, de modo que os participantes precisam interagir no Ambiente Virtual para a conclusão das atividades até 13/11.

Autoridades sentadas à mesa na abertura do evento
Mesa de abertura contou com a participação da pró-reitora da Proen, Alessandra Ciambarella

Durante a Jornada, aconteceu, também, a primeira reunião com os coordenadores de Polo Associado UAB (Universidade Aberta do Brasil) e diretores de ensino dos polos: campus Arraial do Cabo, campus Eng. Paulo de Frontin, campus Nilópolis, campus Pinheiral, campus Rio de Janeiro e campus São João de Meriti.

"Considero muito importante para o IFRJ ter realizado a I Jornada de Formação em EaD, pois foi um evento voltado para a formação dos servidores dos diversos campi e que proporcionou tanto prática quanto o diálogo sobre as possibilidades da modalidade em nível institucional. Contamos com a participação de diretores de ensino, professores das diversas áreas e técnicos administrativos, que poderão retornar aos seus campi de atuação contribuindo para a institucionalização da EaD e para o fortalecimento institucional por meio da modalidade EaD e do uso do Ambiente Virtual nos cursos presenciais", afirmou Aline Pinto Amorim, diretora da DTEIN.

auditório cheio de pessoas, fotografadas de trás, com mesa de abertura ao fundo
A Jornada contribuiu para a formação de servidores de diversos campi​

Jorge Reis Fleming, professor de Análise Instrumental do campus Rio de Janeiro do IFRJ, contou que sua experiência na Oficina Moodle para Professores foi muito positiva. “As apresentações foram muito claras e objetivas, sendo a parte prática extremamente proveitosa, viabilizando o uso da ferramenta sem grandes esforços adicionais. Participei deste laboratório visando o uso das ferramentas de EaD para cursos presenciais em que leciono no campus Rio de Janeiro. Para minha surpresa, já existe uma ferramenta pronta para o uso em cursos presenciais e avalio que terá grande contribuição nas disciplinas que leciono”, avaliou.

Rosi Marina Rezende, diretora de Ensino do campus Belford Roxo, parabenizou a Dtein/Proen pela organização da I Jornada de Formação em EaD. “Foi um importante espaço de debate e aprendizagem, considerando que a Educação a Distância é uma modalidade de educação que possibilita a educandos e educadores um novo olhar sobre a forma e os conceitos de ensino e aprendizagem.  É importante ressaltar que a Educação a Distância pode permitir que a excelência do ensino oferecido em nossos campi possa chegar a um quantitativo muito maior de estudantes, e isso é democratizar o acesso à educação, possibilitando a emancipação de jovens e adultos”, disse.

Palestrante da oficina à frente de grupo de pessoas em computadores
Oficina Muito Além do Slide, com a programadora visual Audrei Carvalho