IFRJ reafirma sua condição de instituição de ensino pública e de qualidade

Instituto consolida nota 4 em avaliação do INEP/MEC

O IFRJ consolidou nota 4 no resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). O índice, que engloba todas as instituições de Ensino Superior no Brasil, foi publicado no dia 18 de dezembro.

O IGC, assim como os demais indicadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, e as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes. O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores: o Conceito Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar dos Cursos (CPC).

Dessa forma, para o cálculo do IGC, são consideradas categorias de avaliação como o desempenho dos estudantes; o corpo docente e técnico da instituição; a infraestrutura física dos campi e os recursos didático-pedagógicos disponibilizados.

A pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella, falou sobre a conquista: “Parabéns a todos os docentes, técnicos administrativos e estudantes que tornaram essa realidade possível. Que prossigamos nessa caminhada de sucesso e em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.

Em todo o país, 2.056 instituições foram avaliadas e somente 18,9% (391) alcançaram o índice 4. Dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPTT) do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) ficou com nota 4; o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) ficou com índice 3 e o Instituto Federal Fluminense (IFF) também recebeu nota 3.