IFRJ participa da Rede Sudeste de Repositórios Institucionais

No último mês de maio, o IFRJ passou a fazer parte da Rede Sudeste de Repositórios Institucionais (a convite da Claudete Fernandez de Queiroz, Bibliotecária da Seção de Informação do Repositório Arca da Fiocruz). A Rede Sudeste faz parte da Rede Nacional de Repositórios coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente, a Rede é composta por 42 Instituições de Ensino e Pesquisa e tem como objetivo promover o compartilhamento de informações e experiências através da realização de reuniões e eventos.

As reuniões da Rede são realizadas mensalmente em caráter itinerante. A última reunião foi realizada no dia 23/05 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E nos dias 28, 29 e 30 de maio, foi realizado o “Primeiro Encontro da Rede Sudeste de Repositórios”, no Auditório Roxinho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Representando o IFRJ, participaram do encontro: a coordenadora-geral de Bibliotecas, Thais Alves, e os bibliotecários Sérgio Pinheiro e Alane Elias.

Segundo Thais Alves, a participação dos profissionais de informação que trabalham com os Repositórios Institucionais fortalece a importância da ação colaborativa nas instituições de Ensino e Pesquisa e a implementação da Rede corrobora para um trabalho em âmbito regional que fortalece essa parceria. “A Rede estabelece, ainda, um vínculo institucional entre os profissionais envolvidos, caracterizando, assim, o trabalho em equipe, os valores institucionais, o vínculo colaborativo e uma maior percepção da qualidade e quantidade da produção científica produzida pelas instituições da Região Sudeste”, destacou.