IFRJ participa da primeira edição eletrônica dos Jogos dos Institutos Federais (E-JIF)

As disputas da primeira edição eletrônica dos Jogos dos Institutos Federais (E-JIF) acontecerão entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021. O evento está sendo organizado pela Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (COJIF) e conta com três modalidades em disputa: League of Legends, Free Fire e Xadrez. Segundo os dados do COJIF, para esta primeira edição, foram registrados 684 estudantes de toda a Rede Federal, sendo 150 divididos em 30 equipes na modalidade Free Fire; 300 em 30 equipes de League of Legends; 124 inscritos no Xadrez Masculino e 110 no Xadrez Feminino.

O professor Bruno Patricio, da coordenação de ações esportivas da DIPROEXT/PROEX, explica que o IFRJ participará das três modalidades com um total de 23 estudantes: cinco do Campus Nilópolis; quatro do Campus Pinheiral; quatro do Campus Niterói; três do Campus Resende; Três do Campus Paracambi; dois do Campus Duque de Caxias; um do Campus Engenheiro Paulo de Frontin e um do Campus São Gonçalo. “No sorteio das chaves, que aconteceu no dia 10/09, na modalidade Free Fire, o IFRJ está no primeiro grupo, junto com o Instituto Federal do Pará, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal da Bahia, Colégio Pedro II, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Tocantins e Instituto Federal do Ceará. Na modalidade League of Legends, o IFRJ está no Grupo D, junto com o Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal Farroupilha e Instituto Federal do Pará. As disputas de Xadrez serão no formato Arena”, disse Bruno.

Julio Page, pró-reitor substituto de Extensão, contou que o IFRJ realizou a etapa local no final de 2020, com a edição dos I Jogos Eletrônicos do IFRJ, que selecionou os estudantes que irão participar desta etapa nacional do E-JIF. “Inseridos oficialmente pela primeira vez nos Jogos Intercampi em 2019, no âmbito do IFRJ, esse evento mostra o protagonismo desse tipo de modalidade, sobretudo no momento de pandemia pela possibilidade de realização do evento esportivo de forma remota. Pretendemos fortalecer ainda mais os E-Sports nos jogos intercampi e no dia a dia do IFRJ de forma geral”, afirmou.

A cerimônia de abertura está prevista para acontecer hoje, 13/09/2021, às 18h30min, e poderá ser acompanhada pelo YouTube. As disputas estão previstas para começar logo após o cerimonial. Mais informações, tais como horários das partidas, chaveamento, transmissões, podem ser verificadas na página oficial do evento.