IFRJ no I Encontro das Iniciativas de Incubação e Empreendedorismo dos IFs do Sudeste

O IFRJ marcou presença no I Encontro das Iniciativas de Incubação e Empreendedorismo dos IFs do Sudeste, que aconteceu nos dias 29 e 30/06, na sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI (Rua Mairink Veiga, 9 - Centro, Rio de Janeiro). O evento teve como objetivo reunir representantes das incubadoras e ambientes promotores de inovação das instituições da região sudeste da Rede Federal, lançando a rede "Conexão Sudeste", como um espaço colaborativo, de intercâmbio de conhecimentos, saberes e experiências na gestão e promoção desses ambientes.

A programação foi iniciada com uma visita técnica ao Parque Tecnológico e à incubadora da UFRJ, seguida de palestras e debates no auditório do INPI com a participação dos representantes Vinicius Bógea Câmara, Patrícia Trotte e Davison Menezes dos Programas "INPI Negócios" e "PI nas Escolas" do INPI.

A iniciativa também contou com apoio e palestras apresentadas pelos representantes Fábio de Medeiros e Pollyana de Carvalho da Gerência de Empreendedorismo e Inovação, da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (DAF) da SETEC/MEC.

As instituições que participaram do Encontro foram: Ifes (ES); IFNMG, IFMG, IFSuldeMinas, CEFET/MG, IFSudesteMG e IFTM (MG); IFSP (SP); IFF, e IFRJ (RJ).

Estiveram presentes, representando o IFRJ, os servidores: Simone Alves, da Coordenação-Geral de Parcerias, Prospecção e Empreendedorismo (CGPPEM) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi); Ricardo Esteves Kneipp, diretor-geral do Campus Engenheiro Paulo de Frontin; Lindnei Rocha Silva, coordenador de Pesquisa e da Incubadora Silício Fluminense de Engenheiro Paulo de Frontin; Raphael Argento de Souza, coordenador do NIRD (Núcleo de Inovação e Realidades Digitais); e Michele Waltz Comaru - coordenadora do ProfEPT.

Kneipp, destacou que o encontro permitiu conhecer as experiências exitosas de outros IF’s do Sudeste, assim como ter a oportunidade de construir estratégias alinhadas com a rede.