Logo IFRJ

IFRJ fecha contrato de manutenção predial para Reitoria e todos os campi

O IFRJ realizou a assinatura de um contrato de Ordens de Serviço de manutenção predial no dia 18 de outubro. O evento contou com a participação do reitor Rafael Almada, do pró-reitor de Administração Igor Valpassos, dos diretores gerais dos campi e de representantes das empresas Obra Prima Construções e Manutenção LTDA e Change Construções e Serviços de Engenharia LTDA, ambas localizadas no estado do Rio de Janeiro.

O contrato abrange um registro de preço para eventual contratação de serviços contínuos de manutenção predial (preventiva e corretiva) e conservação de bens móveis e imóveis, de acordo com o ABNT NBR 05674 e a Lei Estadual 6.400/2013. Isso inclui o fornecimento de mão de obra residente com dedicação exclusiva, serviços eventuais não continuados, sob demanda, pequenas adaptações ou reformas, fornecimento de peças de reposição, materiais de consumo, e locação de equipamentos. Também inclui soluções tecnológicas e sistemas para atender às necessidades da Reitoria e dos campi do IFRJ, conforme especificado nos termos de referência da Licitação 9003/2024.

Rafael sentado na mesa ao lado de igor valpassos à esquerda e representantes das empresas

Rafael Almada falou da importância do contrato e lembrou que em questão de ensino o IFRJ está muito bem qualificados, “Então, precisamos estar bem também na questão da infraestrutura. Até porque, parte de nossas notas de avaliação dos cursos estão relacionadas aos nossos espaços. Temos que aproveitar esse momento, que foi de fato uma construção colaborativa e essa é uma grande responsabilidade de todos nós, de fazer acontecer, de fazer dar certo e de melhorarmos nossas instalações”.

O contrato será válido por dois anos, a partir da assinatura, e poderá ser renovado por igual período, desde que haja concordância do fornecedor e seja comprovado o preço vantajoso. Ele abrange todas as unidades do IFRJ.  Pela lei 14.133, o contrato poderá ser renovado até o total de 10 anos, atendidas as condições de renovação.

Igor Valpassos, pró-reitor de Administração e Planejamento, diz que: “A nossa equipe (PROAD) acredita que esta contratação trará muitos benefícios ao IFRJ, e, por serem contratações robustas e com critérios técnicos elevados, chegaremos a bons resultados na Reitoria e nos campi. Nossa expectativa é que nos próximos dois anos de contrato mais de R$ 30.000.000 sejam aportados na preservação e consolidação dos campi e Reitoria, apenas com este contrato”.

foto da plateia

As ações serão definidas em conjunto entre a Reitoria e os campi, dentro do Programa de Aceleração de Investimento (PAI). Esse programa mapeou as principais demandas das unidades e criou uma matriz GUT de prioridades, que será seguida para alinhar as ordens de serviço (OS). As comunidades das unidades também definem suas prioridades com base nas necessidades de infraestrutura.

David Barreto, diretor-geral do campus Arraial do Cabo disse: “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse contrato, a reitoria, Proad, os campi. E a expectativa é a de que  possamos deixar não só
Arraial, mas todos nós os nossos campi cada vez melhores e mais acolhedores.  Temos como prioridades pintura, manutenção de áreas esportivas etc”.

momento da assiantura do contrato, com o diretor david barreto, rafael almada e representantes das empresas. todos de pé, a frente de um púlpito

Livia Gil, diretora-geral do campus Pinheiral, se mostrou ansiosa: “Estamos há muitos anos sem esse contrato de manutenção predial. E esse contrato representa a possibilidade de fazermos muitas das manutenções necessárias. Nós, por exemplo, por sermos um campus agrícola, temos especificidades bem específicas. A prioridade serão os laboratórios de ensino relacionados à fazenda. E as salas de aula e o prédio administrativo”.  

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração conduzirá todas as unidades por meio de orientações e um material técnico a ser disponibilizado na ocasião da assinatura do contrato. "Com nossas orientações e o material disponibilizado, esperamos mitigar os riscos inerentes a gestão de um contrato tão grande, em partes diversas do Rio de Janeiro e por diversos servidores envolvidos neste processo de gestão e fiscalização", diz Valpassos.  

Cada unidade, incluindo a Reitoria, possui um teto mensal previsto para aplicações em ações de manutenção. Embora estejamos em um momento de bloqueio de 10% dos limites destinados ao IFRJ (aproximadamente 4 milhões), a Reitoria já garantiu empenho do posto do profissional residente para todos os campi até o final do exercício, bem como valores mínimos iniciais para unidade iniciar ordem de serviços dentro das prioridades possíveis.  

Cada campus recebeu um Guia prático do novo contrato de manutenção predial do IFRJ.

Igor Valpassos e Julio page em pé, segurando o guia

Todas as prioridades da Reitoria estão disponíveis no Observatório e no Painel Institucional do Programa de Aceleração de Investimento (PAI), no endereço eletrônico: https://sites.google.com/ifrj.edu.br/observatorio/programa-de-acelera%C3%A7%C3%A3o-e-investimento.

Igor Valpassos finaliza dizendo que: "É muito importante que cada unidade utilize o PAI como sua referência e que toda comunidade conheça a ferramenta, estamos vivendo um momento ímpar no IFRJ. Temos um contrato grande, sendo gerido em um modelo inovador (modelo de Hubs) e ao mesmo tempo possuímos um planejamento claro de ações de infraestrutura que cada unidade necessita." 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS