IFRJ fecha acordo de cooperação com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinaram, na sexta-feira (27/09), um acordo de cooperação entre as instituições para a realização de perícia em saúde. A vigência do acordo será de três anos.

O reitor Rafael Almada destacou que esse convênio é importante porque mostra o trabalho que está sendo muito bem feito pela área de saúde do Instituto. “São pessoas extremamente comprometidas com o serviço público e que têm feito além do que compete ao dia a dia. Eles poderiam se acomodar apenas com o trabalho rotineiro do Instituto, mas não. Eles entendem a importância desse trabalho estratégico”, disse.

Fernando Rocha Beserra, diretor da Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas do IFRJ, à qual a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador está ligada, explicou que desde 2010 a equipe começou a construção da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) no Instituto, fortalecendo a Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (PASS), em sua dimensão multiprofissional e interdisciplinar.

“Algumas instituições federais não têm uma equipe completa de atenção à saúde do servidor. Às vezes há no órgão um profissional cardiologista, enquanto a necessidade maior é de atendimentos psicológicos, por exemplo. Nós sempre defendemos a necessidade da PASS e tivemos uma sensibilidade às instituições que não têm uma perícia. Já temos acordos de cooperação com outros órgãos para prestarmos esse atendimento e agora fechamos com o MAPA também”, explicou Fernando, que contou ainda que o IFRJ receberá uma contrapartida no acordo: “Teremos um espaço no prédio do MAPA no qual atenderemos, no âmbito pericial, diversas instituições federais que cooperam entre si, sob a coordenação do IFRJ, nesta Unidade SIASS. Assim, poderemos dar um atendimento de mais qualidade e com privacidade nos casos das juntas periciais, por exemplo”.

Renata Briata da Conceição, superintendente do MAPA, explicou que assumiu a gestão do órgão há pouco tempo, mas que os servidores que estavam à frente da negociação com o IFRJ lhe explicaram a importância de dar continuidade à assinatura do convênio: “Eles estão muito felizes com essa parceria e me pediram que o acordo fosse fechado. Esclareci algumas dúvidas com eles e agora, com a assinatura, espero que essa parceria seja boa e traga bons e mais frutos”, afirmou.