IFRJ é premiado na Conferência LATAM 2019

Os professores do curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), Moisés André Nisembaum e Rita de Cássia Cordeiro de Castro¸ participaram do evento Academy Conference Latinoamérica y el Caribe 2019, que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio, na cidade de Guayaquil, no Equador, para de discutir temas como educação, aprendizado, inovação e colaboração da comunidade Cisco Networking Academy. Além disso, receber, em nome do IFRJ, os prêmios: ASC REWARDS 2018-2019 - ASC Premier, pela excelência do suporte a outras escolas públicas e ITC REWARDS 2018-2019 - ITC Premier +, pela excelência do trabalho na formação de professores de outras escolas públicas.

Desde 2013, o IFRJ é uma Academia Cisco, ou seja, ou seja, um centro técnico de formação especializado em redes de comunicação que prepara os alunos para obtenção de certificações reconhecidas internacionalmente. “Nós aproveitamos o material didático que essas empresas geram e oferecemos esse conteúdo para os nossos alunos”, comentou Moisés. De acordo com ele, a importância da academia Cisco para os estudantes dá-se por ser a maior academia de redes do planeta.

São milhares de academias espalhadas pelo mundo inteiro, e, no Brasil, o IFRJ ocupa uma posição de destaque, porque sua academia Cisco é uma academia regional; ela tem o papel de oferecer suporte a outras academias, não só na região do Rio de Janeiro, mas de todo o país. Essa posição de oferecer suporte é chamada de Academy Support Center (ASC). E além disso, é uma instituição que forma professores para outras academias e para a nossa própria. Nós somos formadores de instrutores, chamados Instrutor Training Center (ITC)”, complementou Moisés.

A conferência, conhecida como LATAM, acontece todos os anos e desde 2013 professores do IFRJ participam anualmente deste encontro que reúne todas as ASC’s da América Latina e Caribe. Durante este evento são discutidas questões pedagógicas, da academia e ocorrem trocas de experiências. “É um evento riquíssimo, principalmente por ficarmos sabendo em primeira mão de todas as novidades e a gente troca muito com as outras academias que tem realidade parecidas com o Brasil, então aprendemos muito e trazemos para os nossos alunos o que há de melhor em termos de ensino na parte de redes, segurança, programabilidade e várias outros tópicos que envolvem redes de computadores. Afinal, nosso objetivo é oferecer um ensino de excelência para os nossos alunos”, disse.

O IFRJ também é uma academia Microsoft e Oracle, e recentemente se tornou uma academia Amazon Web Services (AWS), que juntamente com o Google Cloud e Microsoft Azure, é uma das três maiores provedoras de serviços na nuvem do mundo. O recurso está disponível gratuitamente para alunos, professores e colaboradores.

O professor e Coordenador de MSI, Moisés Nisembaum, também contou que foram aceitos no programa "AWS Educate Cloud Ambassador" que permite o acesso à recursos e suporte diferenciados. “Já estamos oferecendo o curso AWS Cloud Foundations como curso de extensão online aberto para toda a comunidade”, disse.

Moisés revelou que serão oferecidos cursos de extensão da Academia Cisco em breve, e em relação à AWS, ele contou que na XXXIX Semana da Química, neste ano (2019), ocorrerá uma Palestra sobre AWS. “Isso significa que os ganhos não ficarão restritos ao curso MSI, mas à toda comunidade do IFRJ e de fora também. É o IFRJ formando profissionais de ponta com tecnologia de ponta”, concluiu.

O IFRJ pode ser visto na lista das instituições membro da AWS Academy através desse link:

Como Academia Cisco aqui:

Colaboração: Lorena Andrade