Logo IFRJ

IFRJ e MCTI conectam Estudantes e Professores de Volta Redonda ao G20 Social no Rio

O G20 Social, realizado sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” durante a presidência brasileira do G20, abriu espaço para a sociedade civil opinar sobre temas de impacto global. Estudantes e professores de Volta Redonda estiveram presentes no primeiro dia de atividades com o apoio do campus e do MCTI.

Com o objetivo de integrar atores não-governamentais aos processos decisórios do G20, a atividade autogestionada “O papel da popularização da ciência como meio para reduzir as desigualdades no acesso à ciência” foi conduzida por Claudia Maya, coordenadora-geral de Educação Científica do MCTI, e contou com a presença de Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência e Educação Científica do MCTI.

Também participaram, Andrea Costa do Museu Nacional e presidenta da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Cristina Araripe, coordenadora de divulgação Científica da Fiocruz, além de Manuela Mirela, presidenta da UNE.

O evento envolveu o público em debates e sugestões para ampliar o acesso à ciência. Além das discussões no evento, os participantes visitaram o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, que possibilitaram um enriquecimento na experiência cultural dos participantes. 

O professor do campus, Marco Pacheco, organizou a presença dos estudantes e professores do campus Volta Redonda, da UFF campus Aterrado, e do Colégio Estadual Rio Grande do Norte (SEEDUC-RJ).

O docente, Marcos Pacheco, destacou o crescente interesse pela ciência na região. “Promovemos várias ações este ano em Volta Redonda, como a Conferência Livre Ciência e Juventude, o Encontro Regional do Y20, e o Ciência na Praça. A participação no G20 Social evidencia que a população está cada vez mais engajada com temas de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Para muitos discentes, a experiência foi transformadora. Isabela da Rocha, estudante do curso técnico em Automação Industrial do IFRJ, comentou: “Foi uma experiência incrível e realmente marcante para mim, principalmente por poder acompanhar discussões tão importantes e inspiradoras. Essa oportunidade ampliou minha visão sobre temas globais e reforçou ainda mais o meu interesse em buscar soluções criativas para os desafios que enfrentamos,” disse ela.

Claudia Lima, diretora do Colégio Estadual Rio Grande do Norte, agradeceu pela oportunidade: “Essa experiência valida nosso trabalho e engrandece o ensino público.” O aluno Marcos Daniel, egresso do curso técnico em automação industrial e licenciando em física, também compartilhou sua visão em relação ao do evento: “Vivenciamos o impacto transformador da ciência na sociedade. Foi uma experiência enriquecedora.”

A iniciativa reafirma o compromisso do IFRJ e do MCTI com a democratização da ciência promovendo experiências que inspiram jovens a se envolverem com questões globais de maneira significativa e criativa.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS