IFRJ e Império da Tijuca assinam Acordo de Cooperação Técnica

O IFRJ e a escola de samba Império da Tijuca celebraram nesta sexta-feira, 17/01, um Acordo de Cooperação Técnica. A parceria institucional visa desenvolver, em conjunto, um programa de atividades, dentre as quais, estudos, ações de pesquisa e extensão, cursos, oficinas, seminários, entre outras.

Estiveram presentes durante a assinatura o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o presidente da Império da Tijuca, Antônio Marcos Teles; a pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques; a diretora adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social, Edmea Teixeira; e a diretora de Assistência Estudantil, Marisa Aguetoni Fontes.

Equipe do IFRJ e membros da escola de samba após assinatura

De acordo com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, a assinatura do convênio irá inserir o Instituto no mercado de trabalho de produção de eventos e do Carnaval. "O IFRJ tem um curso na área de moda e outro na área de adereços carnavalescos. Onde esses estudantes vão trabalhar? Na produção de eventos, do carnaval. Então, acho que é um convênio que dá para as escolas de samba uma referência de que o Instituto é um instituição que forma para a área. Temos histórico disso: há dez anos atrás, tínhamos o projeto 'Escola de Fábrica', que era com a Beija-Flor. Com esse novo convênio, reforçamos isso. Acredito que será uma experiência inicial para mostrarmos o quanto a gente pode trabalhar nessas áreas", destacou.

Almada reforçou, ainda, que o convênio não se destinará apenas para a produção do carnaval: "A formação profissional e tecnológica na área de eventos cada vez aumenta mais. Esse convênio tem uma duração maior, não vai só até fevereiro. E as ações de capacitação que a gente possa fazer posteriormente ao carnaval, só vão nos fortalecer como referência no mercado de trabalho", afirmou.

O acordo prevê a atuação de estudantes do campus Belford Roxo para desenvolver atividades no barracão da escola de samba, conhecendo técnicas e vendo, na prática, a produção do carnaval. As atividades dos estudantes serão coordenadas pelo professor André Wonder.

Professor André Wonder e alunas do campus Belford Roxo estavam presentes no
barracão durante a assinatura do acordo

Antônio Marcos Teles, presidente da Império da Tijuca, relembrou que a palavra "educativa" faz parte do nome da escola por um motivo. "Desde sua fundação, em 1940, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca desenvolveu atividades voltadas para a comunidade do Morro da Formiga. Existia uma escola de alfabetização para crianças, a Tropa José do Patrocínio, grupo de escoteiros que atuou durante muitos anos na comunidade. A educação está ligada à nossa história. Neste ano, inclusive, nosso enredo falará exatamente sobre a educação", contou.

Quimeras de um eterno aprendiz - Antes da assinatura do contrato, a equipe do IFRJ conversou com o carnavalesco Guilherme Estevão, que contou um pouco mais sobre o enredo da Império da Tijuca em 2020. Com o título "Quimeras de um eterno aprendiz", a escola contará a história de Evando dos Santos, de 59 anos, conhecido como O Homem Livro ou o Carteiro Literário.

"Evando é de Sergipe, era pedreiro e analfabeto até os 18 anos. Aprendeu a ler a partir da bíblia. Retirava livros do lixo e tinha o desejo de fundar uma biblioteca. Depois de conhecer o arquiteto Oscar Niemeyer, fundou a biblioteca Tobias Barreto, na Vila da Penha, a partir de um projeto dele. Hoje possui um acervo de 55 mil livros. Nosso enredo irá homenageá-lo e permear a importância da educação através das páginas de livros de grandes autores, como Shakespeare, Miguel de Cervantes, Machado de Assis, entre outros", explicou.

Carnavalesco Guilherme Estevão explicou enredo para a equipe do IFRJ