Logo IFRJ

IFRJ e Detran-RJ distribuirão kits com máscaras e álcool 70% para motoristas profissionais e entregadores

Com o objetivo de promover a prevenção ao coronavírus, serão distribuídos kits com máscaras e álcool 70% para motoristas profissionais e entregadores. As primeiras ações começam na quarta, 20, e quinta-feira, 21. No dia 20, as equipes do Detran e do IFRJ estarão no posto da Ceasa, em Irajá, para orientar caminhoneiros e taxistas. Já no dia 21, a ação acontecerá no Terminal Alvorada, para os motoristas de ônibus, e em shoppings do bairro, para entregadores e motoristas de aplicativos. A iniciativa acontece graças a uma parceria entre o IFRJ, que produziu o álcool, e o Detran-RJ, que disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras.

“Nesta parceria nós estamos fortalecendo o papel de ambas instituições. O IFRJ reforça o seu papel como instituição de ensino e se soma aos esforços de conscientização dos motoristas e motociclistas realizados pelo Detran-RJ. Assim, conseguimos fazer um controle da contaminação do novo coranavírus no Rio de Janeiro”, frisou o reitor do IFRJ, Rafael Almada. Mais de 100 profissionais do IFRJ estão envolvidos nessa ação e o Instituto doará 5 mil frascos para a distribuição.

“A parceria com o IFRJ é a prova de que a integração entre os organismos públicos fazem a diferença no combate à Covid-19. Entendemos que a interação entre o conhecimento científico especializado e os executores de políticas públicas é fundamental para fazermos um enfrentamento mais contundente. Desejamos com essa parceria conscientizar os motoristas e motociclistas, que estão na linha de frente dos serviços essenciais, sobre os cuidados necessários para nos preservarmos do coronavírus”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, Allan Borges.

O Detran-RJ também criou um manual com medidas de proteção ao coronavírus para cada uma das categorias de profissionais do trânsito: caminhoneiros, taxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos e de ônibus. São procedimentos simples, reunidos em cards digitais lúdicos, que serão distribuídos nas redes sociais.

“Faremos ações pontuais, respeitando as orientações sanitárias e sem formar qualquer tipo de aglomeração. Vamos a terminais de ônibus, pontos de táxi, estacionamentos de entregadores, enfim, vamos conversar com cada uma dessas categorias tão fundamentais nesse momento. O Detran é o órgão especializado que está sempre em contato com os profissionais do volante e do guidom. Cuidar deles é nossa vocação. Por isso, selecionamos cuidados específicos para cada um, incluindo essa forma de divulgação que é mais segura em tempos de covid-19”, contou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia, lembrando que o manual não será impresso e sim, digital para evitar contágio.

Marcello contou que, no momento da abordagem, as equipes vão dar orientações, disponibilizar duas máscaras faciais, um pote de álcool 70% e passar o manual para os motoristas, via aplicativo de conversa ou airdrop. “Este trabalho foi desenvolvido com cuidado e respeito àqueles que estão se expondo em favor da proteção de quem pode ficar em casa”, reforçou o presidente do Detran-RJ.

As medidas de proteção foram definidas e organizadas pelos especialistas em Educação para o Trânsito do Detran-RJ e levam em conta a necessidade e realidade de cada categoria.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS