IFRJ e Conif premiados no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP)
O IFRJ participa do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), de 24 a 28 de setembro, em Montego Bay, na Jamaica. E o evento comprovou a posição de destaque que a Instituição ocupa atualmente no campo da Educação. O IFRJ conquistou duas medalhas, uma de ouro, outra de prata, e além disso o Conif, representando toda a Rede, também levou ouro. Mais um destaque foi o IFF que ficou com o bronze, sendo representado por Jefferson Manhães.
O reitor do IFRJ, e vice presidente de Relações Institucionais do Conif, Rafael Almada, diz que a Rede Federal se consolida com as demais instituições do mundo, mostrando o papel que o IFRJ tem e o quanto está alinhado com o que acontece de mais moderno e avançado na educação profissional em todo o mundo. “Então, é um grande prazer estamos aqui, poder representar o Conif e a Rede Federal. Somos poucos aqui, mas somos firmes e fortes e representamos essa rede tão incrível e tão gigante”.
A medalhista de ouro na Categoria Sustainable Development Goals, professora Carmelita Gomes (Campus São Gonçalo), falou da emoção por fazer parte de um momento tão marcante para o Instituto. “A emoção é muito grande porque fazemos muito com muito amor, pelo meio ambiente e por nossos alunos, pelo IFRJ, por nosso campus São Gonçalo, que é minha segunda casa. Este é um reconhecimento muito grande, mas o mais importante é o que podemos acrescentar na defesa de nosso planeta”. O projeto da docente abrange vários temas: ecologia, segurança alimentar, mudanças climáticas e a química de produtos naturais.
Ohana Diniz, estudante do Campus São Gonçalo do IFRJ e integrante do projeto da professora Carmelita disse : “Sou muito grata por estar aqui representando os estudantes que fazem parte desse projeto. O IFRJ é muito importante para nós, pois abre portas e olhares que nós não teríamos em outras instituições. Sou muito grata pela imersão, não só dentro da universidade, mas também nesses congressos tão representativos”.
O medalhista de prata na categoria Teacher Professional Development, Julio Page, professor do Campus Duque de Caxias, e atualmente diretor de Articulação Institucional, considera uma honra receber o prêmio. “Estou muito feliz por estar aqui, representando o IFRJ. Sobretudo nesse momento em que estou na gestão e que acabo diminuindo a produção da pesquisa, e sou agraciado com um prémio sobre um projeto que visa essa formação de professores. Sempre acreditei que a expansão da Rede Federal é uma política pública extremamente necessária para nosso pais”.
Quem faz coro é o professor Ademário Íris, Campus Rio de Janeiro, integrante do projeto do professor Julio Page: “Foi muito interessante porque era um projeto de muitos anos atrás de colaboração com outros professores , que rendeu muito frutos, e que nem achava mais que ia ter uma recompensa como essa. Ser reconhecido nesse grande evento é muito bacana. Eu agradeço todo o esforço que a reitoria e o CONIF fizeram parra a gente estar aqui”.
2024 Awards of Excellence da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP)
Global Citizenship Award Category:
CONIF, Brazil - OURO 🏆🏅
Sustainable Development Goals Award Category:
Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brazil - OURO 🏆🏅
Teacher Professional Development Award Category:
Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brazil - PRATA 🏆🥈
Lifetime Achievement Award Category:
Jefferson Manhães de Azevedo, CONIF, Brazil - BRONZE 🏆🥉
Delegação da Rede Federal
A premiação faz parte da programação do Congresso da WFCP, cuja edição de 2024 ocorre na Jamaica. O evento é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica no mundo. Ele inclui seminários e encontros focados na educação e formação técnico-profissional, abordando temas como o Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração, Sustentabilidade, além da premiação de boas práticas.
Estão presentes no encontro os reitores Rafael Almada, Rosana Cavalcante, do Instituto Federal do Acre (Ifac), e Marcelo Ponciano, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Além deles, compõem a delegação da Rede Federal Júlio Page, diretor de Articulação Institucional e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); Ademário Íris da Silva e Carmelita Gomes Silva, professores EBTT; Edilson Pimenta, coordenador de Relações Internacionais do Instituto Federal de Mato Grosso; Luiz Eduardo Guedes, diretor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Acre (Ifac); Elane Kreile Manhães, professora e coordenadora de Relações Governamentais do Instituto Federal Fluminense (IFF); e Ohana Barros Diniz, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).