IFRJ é 1º lugar no Enade entre Centros Universitários e Faculdades Públicas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) ficou em 1º lugar na colocação entre Centros Universitários e Faculdades Públicas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 em relação aos cursos de Farmácia, Gestão Ambiental e Fisioterapia.

O curso de Gestão Ambiental se destacou também em nível nacional, ficando em 2º lugar entre todas as Instituições do Brasil, públicas e privadas.

Os cursos de Farmácia e Gestão Ambiental obtiveram conceito 5 no Enade. Já o curso de Fisioterapia ficou com conceito 4. Em comparação com a última vez em que os mesmos cursos foram avaliados, em 2016, Farmácia subiu de conceito 4 para 5 e os outros dois mantiveram o conceito.

De acordo com o Clenilson Sousa Junior, pró-reitor substituto de Ensino, a manutenção e aumento das notas mostra uma política de valorização do ensino de excelência, pela qual a instituição preza. “Desde que a nossa gestão assumiu, temos feito um trabalho de conscientização e de diálogo com os estudantes, explicando que esses resultados impactam diretamente nos demais indicadores de qualidade da Educação Superior previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com isso, garantir um bom conceito no Enade faz com que a instituição seja ainda melhor avaliada e isso pesa no currículo dos nossos egressos, além de impactar a vida dos atuais e futuros alunos também”, explicou.

Ainda de acordo com Clenilson, o trabalho coletivo de conscientização vem sendo desenvolvido de maneira excepcional pelos nossos docentes, coordenadores de curso, diretores de Ensino, servidores da Pró-reitoria de Ensino e demais setores envolvidos no ensino de graduação. “Nosso objetivo é oferecer uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes. Devemos agradecer a todos pelo trabalho desenvolvido. E precisamos, ainda, parabenizar nossos estudantes, protagonistas desta ação e corresponsáveis pelo resultado alcançado”, finalizou.

SOBRE O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além da prova, o estudante responde um questionário socioeconômico que visa delinear o perfil dos concluintes de cursos de graduação.

Os cursos são agrupados por áreas do conhecimento e as avaliações ocorrem a cada três anos para cada grupo. Apesar de o ENADE avaliar exclusivamente os estudantes, os resultados impactam no processo de avaliação dos cursos. Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5 e, a medida que esses valores aumentam, melhor é o desempenho no Exame.