Logo IFRJ

IFRJ divulga ações de inovação na Rio Innovation Week

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) esteve presente na programação do Rio Innovation Week (RIW), considerado o maior e mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina. O professor Renato Freitas, do Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (Liscomp) do campus Paracambi, ministrou, na manhã do dia 11/11, a “Oficina de RESTAURAÇÃO: análise de obras de arte”. O Instituto teve, ainda, um estande montado durante todos os dias do evento, onde foi possível conhecer um pouco mais sobre os projetos de inovação desenvolvidos no IFRJ. 

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, falou sobre a importância da participação do instituto num evento como o Rio Innovation Week. “Esse evento une tecnologia, inovação e tem tudo a ver com o Rio de Janeiro, pois apresenta soluções para o estado. Por trazer tudo isso e o Rio ser um estado, de certa forma, globalizado, o evento começou a se tornar mais internacional. Então, para a gente, estar aqui presente com outras instituições de ensino é extremamente importante, para os nossos alunos potencializarem tudo o que eles produzem de pesquisa, de extensão, de ensino, e a gente pode mostrar para a sociedade. É necessário mostrar para fora o que fazemos, não adianta fazermos para ficar apenas internamente. Quando você se coloca num evento como esse, divulga a instituição e fortalece a compreensão do aluno do quanto o conhecimento pode ajudá-lo a estar nesse lugar, apresentando o que ele desenvolve em ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou.


Professor Renato Freitas na Oficina de RESTAURAÇÃO: análise de obras de arte

A diretora da Agência de Inovação da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Patrícia Ferreira, destacou que o evento dá oportunidades para as startups e para os projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos no IFRJ. “Temos aqui a exposição de produtos de tecnologia gerados na nossa instituição. A variedade de projetos que trouxemos aqui para o evento mostra como o IFRJ é múltiplo. A inovação é isso, dá oportunidade para que mostremos como foi o desenvolvimento da pesquisa até a aplicação da mesma, desenvolvimento de produtos, de processos. E aproveitamos também para apresentar a instituição, os cursos, muitos que vieram ao estande, vieram com a curiosidade de conhecer o IFRJ. Tivemos a oportunidade de mostrar quem somos, e somos o único Instituto Federal presente no evento”, disse. 

Cerca de 300 pessoas passaram pelo estande do IFRJ e assinaram a lista de presença. A participação do instituto na Rio Innovation Week foi possível graças aos esforços da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação Geral de Relações Internacionais.


Os visitantes puderam conhecer um pouco sobre o IFRJ e seus projetos

Confira os produtos tecnológicos apresentados ao longo da feira: 

LISCOMP e o Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional Científicas Aplicadas - Apresentado pelo projeto Laboratório Móvel do IFRJ, que possui uma série de instrumentos portáteis para realizar análises físico-químicas in situ e não destrutivas em obras de arte. Os resultados fornecidos pelos instrumentos permitem caracterizar a composição química dos pigmentos, aglutinantes e vernizes. Entre os instrumentos do laboratório móvel, destaca-se o equipamento de mapeamento elementar, que permite investigar pinturas subjacentes.

Equipe Jaguar - Equipe de robótica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Fundada oficialmente em 2012, a Equipe Jaguar vem ganhando reconhecimento na área de robótica, incluindo competições e minicursos.

Grupo multiprofissional em Saúde - Apresentação do Portfólio de produtos em tecnologia e saúde, desenvolvidos pelo grupo multiprofissional de Inovação em Saúde do campus Realengo, com os produtos SIPREX e ODILIA, além de Jogo digital, aplicativo integrador e 3D maker de tecnologia assistiva. O Siprex atua como produto de teleatendimento em reabilitação usando sistema Kinect para construção de um sistema inteligente.

IFMaker – o IFRJ conta com dois laboratórios Maker o NITMaker, Campus Niterói, e IFMaker Oficina Criativa do Sul Fluminense. Este tem atuado no desenvolvimento de materiais didáticos, apoio nos protótipos tecnológicos desenvolvidos no âmbito dos trabalhos de conclusão de cursos nos diversos níveis, parcerias extensionistas com escolas e empresas da região, entre outras ações em Volta Redonda.

Silício Fluminense (SFInJe) - é a Incubadora de Jogos Digitais e Empreendimentos e Economia Criativa, que integra o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informação de Eng. Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, e que se propõe a fomentar a prática da economia criativa e da riqueza empresarial, com produtos e serviços na área de tecnologia da informação e comunicação, com ênfase na economia digital e de jogos digitais. Foram três startups desenvolvendo atividades no SFinJe. 

A equipe Vozes de Atena, formada pelas alunas Anna Clara Nunes da Mata, Cíntia Dorneles Silva, Manuela de Oliveira Martins e Yasmin Pires dos Santos, do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e coordenado pela Professora Marcela Moraes, participou da Rio Innovation Week. As estudantes do Campus Arraial do Cabo realizaram, no segundo dia do evento, a apresentação intitulada “O problema da moda rápida”, que trata sobre como a indústria do fast-fashion impacta no meio ambiente. A equipe elaborou o projeto de uma máquina que recicle tecidos descartados e reutilize peças que não teriam mais aproveitamento visando diminuir o lixo da indústria têxtil.

Startups

RFX - A RFX Produções traz uma proposta de Jogo Digital para entretenimento, um jogo que se propõe trazer com profundidade ao jogador o universo de God of War, com uma trilogia que amarra a mitologia grega com seu universo fantástico. A startup apresentou cartão digital, material de divulgação do jogo, personagem em impressão 3D e banner.

PlayWay - A PlayWay apresentou uma proposta de jogo de plataforma em 3D, onde haverá puzzles ao decorrer do caminho para que o personagem interaja com o ambiente e também com a história do jogo. Fazendo com que o jogador se sinta representado ao jogar um jogo que tenha um foco e cuidado especial com os personagens LGBTQIA+. A PlayWay apresentou proposta jogo, material de divulgação com QRCode com contatos e links das redes sociais.

Caminhos da Cerveja Beer Tour Experience - Startup de baixo custo, nativa digital que oferece excursões de turismo de experiência, turismo cervejeiro, visitando as cervejarias nas regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro. O projeto apresentou rotas turísticas, QRCode com contatos, folder, e fez sorteio de passeios no stand Sebrae através do Instagram do projeto.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS