IFRJ conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Química

O discente Lucas Verona, do 7º período do Técnico em Química do Campus Nilópolis, foi premiado com medalha de ouro na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2020. Os resultados foram divulgados no dia 23 de dezembro. Além de Lucas, o estudante do IFRJ Campus Rio de Janeiro, Rodrigo Oliveira do Nascimento, conquistou medalha de bronze na modalidade A, ou seja, para alunos do 1º e 2º ano.

A prova, que foi realizada no dia 12 de dezembro em formato virtual, contou com 40 questões objetivas a serem respondidas em duas horas. Formato esse, diferente dos anos anteriores, em que se cobravam 10 questões objetivas e 6 questões discursivas, num total de quatro horas de avaliação.

A OBQ acontece desde 1986 e é uma competição voltada para alunos do ensino médio e tecnológico. Além disso, tem como objetivo revelar novos talentos da Química e incentivar o estudo e interesse pela área.

Focando em um bom desempenho na competição, Lucas Verona afirmou que, além do curso preparatório para a OBQ, oferecido pelo docente Eduardo Coelho do Campus Rio de Janeiro, o estudante recorreu a provas de concursos militares e exames anteriores de olimpíadas brasileiras e internacionais.

Somado a isso, o apoio do professor Alexandre Grillo do Campus Nilópolis e de sua família também foram fundamentais para a conquista da medalha de ouro. “Não foi nem um pouco fácil, até porque estava competindo com alunos de escolas muito fortes que tinham histórico de muitas conquistas, inclusive em olimpíadas internacionais. Contudo, o apoio que tive foi um fator que me motivou a continuar, além do meu foco em querer ingressar na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelas vagas destinadas aos medalhistas de olimpíadas”, comentou.

O coordenador do curso Técnico em Química e das Olimpíadas de Química do Campus Nilópolis, Guilherme Vergnano, comentou o progresso da participação do campus na OBQ. “Nós começamos em 2018, com 60 alunos inscritos na Olimpíada e duas medalhas de bronze. Já no ano seguinte, as coisas tomaram outro rumo, pois tivemos 165 inscritos e nós oferecemos aulas preparatórias aos sábados. E, no fim do ano passado, tivemos a notícia de que o aluno Lucas Verona tinha sido medalhista de ouro na 3° fase da competição. Ou seja,  nós colhemos muitos frutos”, comemorou.

Lucas ressaltou as dicas e os conselhos para alunos que pretendem participar das próximas olimpíadas. “Assim como qualquer matéria, a Química requer foco e dedicação. Para aqueles que querem mergulhar nessa matéria, criar metas diárias é sempre bom para te manter organizado e motivado. Eu gostava de metas como: fazer x questões em um dia ou ler x capítulos diariamente”, concluiu.

Colaboração: Raissa Amaral