Logo IFRJ

IFRJ bate recorde de estudantes

O Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ) atinge a marca histórica de 18.501 estudantes, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação.

Esse número representa não apenas a marca recorde para a Instituição, mas também revela uma realidade que faz parte do compromisso do IFRJ ao longo de sua história, na formação cidadã e inclusiva, atuando em áreas menos favorecidas do Estado do Rio de Janeiro.

Do número total de estudantes, 52,69% são mulheres, e 43,87% são alunos pretos e pardos. O maior percentual de alunos do Instituto se encontra na faixa etária de 20 a 24 anos.   

A verticalização nos institutos federais, fator que prevê que os estudantes tenham acesso a todas as etapas do ensino em uma mesma instituição, foi outro índice de destaque na Plataforma NP. No caso do IFRJ, este índice apresenta evolução desde 2019, quando era de 6,4, e hoje chega a 8,6.   

O reitor Rafael Almada falou sobre os avanços apresentados, “A cada dia, o IFRJ trabalha para atender uma demanda de formação de educação profissional e tecnológica no Estado do Rio de janeiro. Este trabalho se consolida continuamente com cursos, turmas e parcerias que fazem com que nossos números retomem uma curva de crescimento após o período da pandemia da COVID 19. Chegaremos a 23 mil estudantes”.

 

O que é a Plataforma Nilo Peçanha

Iniciada em 2017 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

A plataforma apresenta informações sobre as unidades que a compõem, cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros.

A PNP nasce da necessidade da constituição de um banco de dados convergente com as características da educação profissional e tecnológica, no qual estejam reunidas as informações necessárias para o monitoramento dos indicadores de gestão definidos pela Setec/MEC em conjunto com os órgãos de controle.

Disponibiliza dados do ano, sendo alimentada com informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) da Setec/MEC.

Plataforma Nilo Peçanha

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS