I Encontro de Farmácia Clínica do IFRJ

O campus Realengo realizou o I Encontro de Farmácia Clínica do IFRJ nos dias 4 e 5 de abril. A mesa de abertura foi composta pela diretora-geral do campus, Elisa Pôças; pela coordenadora de Extensão, Ana Carolina Souza; pelo coordenador do curso de Farmácia, Itallo Collopy Junior; e pelas professoras do curso de Farmácia, Janaína Soares e Raquel Braga, coordenadora e colaboradora do evento, respectivamente.

Elisa Pôças destacou que esse Encontro tem muitos significados num momento em que se está discutindo a reforma curricular: “As DCNs reforçam a questão do cuidado, tema que justamente será discutido”. Parabenizou também a organização e os alunos envolvidos: “É um prazer e uma alegria muito grande estar recebendo esse evento no campus Realengo”.

Para o coordenador do curso de Farmácia, Itallo Collopy Junior, “estamos atravessando um momento de reforma curricular e a iniciativa de organização do I Encontro de Farmácia Clínica vem a calhar na atual conjuntura em que se está discutindo todo o nosso curso em relação às DCNs”. E finalizou: “Gostaria de parabenizar as professoras Janaína, Raquel e Pâmela e agradecer a presença dos professores e alunos envolvidos no evento. Desejo que estes dois dias de Encontro sejam muito proveitosos”.

Janaína Soares, professora do curso de Farmácia e coordenadora do evento, ressaltou o prazer de contar com a colaboração do Diretório Acadêmico de Farmácia (Dafar), do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). Segundo ela, “o evento tem como objetivo discutir o tema central – a atuação clínica do farmacêutico – e atualizar os participantes sobre a prática desse profissional. A realização desse Encontro é muito importante para a troca de experiências e para a integração. Lembrou, ainda, que a data do evento foi escolhida tendo em vista o Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado no dia 07 de abril.

Em seguida, ocorreu a premiação do I Concurso de Logomarca para o I Encontro de Farmácia Clínica do IFRJ. A vencedora foi Carla Nicolly da Silva Passos, aluna do 4º período do curso de Farmácia do IFRJ. Em 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, Jéssica Fagundes Monteiro e Caroline Maciel da Silva M. Souza, também alunas do 4º período. As três receberam certificado de participação e um brinde. Concedido pela SBRAFH, a vencedora, Carla Nicolly, ainda recebeu como prêmio a inscrição no XII Brasileiro e VIII Sul-Americano Congresso de Farmácia Hospitalar, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio de 2019, em Fortaleza, no Ceará.

Ainda na parte da manhã, ocorreu o primeiro dia do minicurso “Conciliação de medicamentos”, ministrado pelos professores Diana Domingues da Camara Graça, do Instituto Fernandes Figueiras (IFF – Fiocruz), e César Augusto Antunes Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na parte da tarde, a mesa-redonda “Mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia” contou com a  moderação da professora do curso de Farmácia Raquel Braga e teve como convidados Luiz Henrique Guerreiro Rosado, coordenador do curso de Farmácia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeirio (UFRRJ); Mirian Ribeiro Leite Moura, diretora-adjunta de Graduação da Faculdade de Farmácia da UFRJ; e Selma Rodrigues de Castilho, diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em seguida, houve a palestra “Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde”, com Maely Peçanha Favero Retto,  tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer (INCA), farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto e presidente da SBRAFH.

Segundo dia

O último dia do Encontro de Farmácia Clínica do IFRJ teve início com a segunda e última etapa do minicurso “Conciliação de medicamentos”.

Na parte da tarde, a mesa sobre a atuação do farmacêutico clínico em diferentes contextos foi moderada pela professora Janaína Soares, docente do curso de Farmácia do IFRJ e organizadora do evento.  A professora Raquel Braga falou a respeito da experiência de implantação do serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na Clínica Escola do IFRJ; Francisco Alves Farias Filho, sobre a atuação clínica do farmacêutico na Terapia Intensiva Neonatal – Perinatal; e Camile Moreira Mascarenhas, sobre a atuação clínica do farmacêutico no Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Em seguida, ocorreu uma outra mesa sobre experiência profissional em Farmácia Clínica, que contou com relatos de egressos do curso de Farmácia do IFRJ.

A parte final do Encontro foi destinada à comemoração dos 10 anos do curso de Farmácia do IFRJ, com a participação da primeira coordenadora do curso de Farmácia do IFRJ, professora Aloa Machado de Souza, da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

O encerramento do evento foi marcado por uma atividade cultural que contou com a participação do aluno Nattal Vidal, voz e violão, e dos alunos Kayron e Lilian em uma apresentação de dança.

Para Douglas Emidio, aluno do 5º período do curso de Farmácia do IFRJ, “foi uma iniciativa ousada das professoras a organização do evento por  levar um tema tão pouco debatido entre os alunos e por se ter tantas coisas para se organizar para que o evento realmente saísse do papel. Mas acredito que no fim foi uma ótima experiência para todos, tanto para as professoras, para a comissão organizadora, quanto para os alunos presentes. Tenho certeza que serei um profissional um pouco melhor e que muitos outros compartilham do mesmo sentimento. Por fim, gostaria de agradecer as professoras pelo convite e dizer que foi uma honra participar do I Encontro de Farmácia Clínica do IFRJ”.