Logo IFRJ

Grupo de pesquisa AYOPÁ celebra um ano de criação

membros do grupo de pesquisa posando para foto

O grupo de pesquisa científica “Estudo da Produção, Qualidade, Marketing e Consumo do Sistema Mercadológico AYOPÁ”, do campus Belford Roxo, se reuniu para comemorar um ano da equipe. A comemoração, que aconteceu no 18 de outubro, contou com a participação do diretor-geral da unidade, Marcio Franklin e da diretora de Ensino, Rosi Rezende.

Também estiveram presentes os docentes Bruno Campos; Fernando Queiroz; Fernando Rocha; Lucivania Pontes; Víviam Lacerda; além dos discentes Dalton Gomes e Barbara da Fonseca e, ainda, o técnico em Secretariado Fabio Pires. Junto com o diretor-geral e a diretora de Ensino, todos fazem parte do grupo de pesquisa AYOPÁ.

Os membros do grupo organizaram uma mesa de debates com o tema “Redes Sociais e Consumo”, que trouxe duas convidadas: Suelen Aguiar, doutora em Comunicação Social e assessora de comunicação da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu e Helena Teles, do atendimento publicitário da Agência de Publicidade Pimenta.

A coordenadora do grupo de pesquisa, Víviam Lacerda, disse que é preciso compreender todas as nuances que envolvem o mercado: "É preciso desconstruir o mercado para que, assim, sejam criadas soluções efetivas que atendam às melhorias na qualidade de vida social, sobretudo quando se envolve as relações de consumo", afirmou.

O grupo AYOPÁ estuda o sistema mercadológico por meio de três linhas: Estudos Quantitativos de Mercados e Processos Industriais; Práticas de Marketing e Relações de Consumo; e Qualidade na Educação. Desse modo, o grupo se mantém ativo e em constante produção em termos de participação em congressos, fóruns e simpósios, além da produção de artigos científicos.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS