Formação de Plateia ganha diploma da ALERJ

Mais um reconhecimento para as iniciativas do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O Programa Extensão Cultural de formação de platéia do Instituto recebeu da Comissão de cultura da ALERJ o diploma Heloneida Studart.

Criado em 2009, o diploma é um instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais e leva o nome de Heloneida Studartescritora e ex-deputada estadual,  em homenagem à sua atuação na área.

O Programa EXTENSÃO CULTURAL foi criado em 2012 com o intuito de proporcionar aos estudantes, servidores, ex-alunos e funcionários terceirizados da Instituição o usufruto dos Bens Culturais, que possuem uma oferta tão rica quanto distante de grande faixa da população fluminense.

A formação de novas plateias é uma responsabilidade de todos os setores, públicos, privados, sociedade civil, órgãos de cultura e de educação.

Esse trabalho, de acordo com Júlio Page, à frente da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – DIPROEXT, é fundamental, uma vez que a arte, na sua função de formar cidadãos, permite que os espetáculos não findem apenas neles mesmos, mas cumpram também a função de resgatar a possibilidade de contribuir na formação – ainda que não convencional – da população.

Ainda, de acordo com Júlio, a formação desse público está diretamente ligada à formação da sociedade. A educação é fator determinante na disseminação dos direitos culturais, apesar da diversidade, complexidade e forte desigualdade regional que marca o Estado do Rio de Janeiro. “Nesse contexto é que foi criado o Extensão Cultural, que estabelece pontes entre a produção cultural fluminense e a comunidade que integra os 15 Campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

No momento, devido à pandemia da Covid-19, o Programa Extensão Cultural está sorteando apenas ingressos para espetáculos que acontecem de forma on-line” explica o diretor.

Para finalizar, Julio fala sobre o reconhecimento. “Esse programa é pensado e executado com muita alegria. Receber essa honraria da ALERJ é uma emoção indescritível e o reconhecimento do trabalho”.