Logo IFRJ

Formação Continuada em Serviço conta a História de Belford Roxo

Em parceria com o Museu Vivo de São Bento e o Núcleo de Estudos em Cultura e Arte de Periferias Urbanas, o IFRJ Campus Belford Roxo, oferece Formação Continuada em Serviço para técnicos-administrativos, docentes, discentes vinculados a pesquisas de extensão ou monitoria, e colaboradores do campus. O curso "História, Trabalho e Educação de Belford Roxo: dos tempos dos engenhos à construção de uma cidade" terá duração de quatro aulas, ministradas por colaboradores do referido museu.

Para a diretora de ensino Rosi Resende, as aulas agregarão muito para a construção do plano pedagógico. “É uma oportunidade para conhecermos um pouco da história e compreendermos a realidade do município em que nosso campus está inserido. Esse é um dos pontos fundamentais para alicerçar a construção do Plano de Implantação e o Planejamento Pedagógico de uma instituição escolar”, comenta.

As aulas tiveram início no dia 10 de outubro e ocorrerão até o dia 31 do mesmo mês. Além das aulas, o curso contará com uma visita ao Museu Vivo de São Bento, que ocorrerá durante a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa.

todos os particpantes do curso de pé, no fundo da sala
Participanete do curso fazem imersão na história e 'descobrem' Belford Roxo

Até o momento, já participaram do projeto o professor Antônio Augusto, com uma aula sobre o período colonial na Baixada Fluminense; o professor Moisés Peixoto, que apresentou a escravidão na Freguesia de Jacutinga, região em que hoje está situado o campus; e, por fim, o professor Vitor Hugo Franco apresentou uma análise do livro de batismo da Fazenda São Bento de Iguaçu.

colaboração: Luana Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS