Logo IFRJ

Feira de Arte, Cultura e Política

alunos e professores participando das atividades na Feira de Arte, Cultura e Política

Com o tema “Diversidade em foco”, a Feira de Arte, Cultura e Política do campus Realengo reuniu alunos, professores e servidores da unidade. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro, contou com oficinas de dança Afro, batalha do conhecimento, venda de livros e rodas de conversa sobre diversos assuntos da atualidade.

O docente da disciplina Corpo e Sociedade, Fábio Araújo, foi quem teve a iniciativa de promover a feira, através dos trabalhos finais de seus alunos, produzindo um espaço de coletividade e troca: “O objetivo foi trazer discussões que estavam em sala de aula e, assim, vários professores de outras disciplinas se engajaram no projeto, o que ocasionou a interprofissionalidade”, disse.

O feminicídio foi uma das pautas mais discutidas na Feira. Foram apresentados cartazes com números dos índices da violência contra a mulher no Brasil e os alunos fizeram uma homenagem a todas as mulheres mortas pelos seus companheiros em 2018.

Além disso, o evento contou com uma mesa redonda, que foi composta pelo Grupo de Estudos e de Empoderamento da Mulher Negra (Obirin), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da unidade e pela deputada estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Renata Souza. O tema discutido foi o racismo no Brasil, onde foram levantadas questões como o encarceramento em massa, que atinge a população negra; o genocídio do povo negro; a luta dos quilombolas pelo reconhecimento de seus territórios e de sua cultura e a valorização da beleza negra.

A aluna do curso de Terapia Ocupacional do campus, Camila Azevedo, destacou importância da discussão dos assuntos tratados na Feira, no ambiente acadêmico: “Como mulher e negra, me senti muito bem representada. O fato de levantar a questão da história negra, do feminicídio, de novas culturas e de políticas sociais, faz com que nós, como alunos e futuros profissionais, possamos ter uma visão mais crítica sobre esses temas”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS