Logo IFRJ

Os exames científicos em obras de arte

O Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Paracambi, está realizando um curso de extensão para peritos da Polícia Civil do Rio de Janeiro, focado na capacitação desses profissionais para realizar exames forenses em obras de arte. Esta é uma ação que faz parte do Laboratório Móvel do Estudo de Obras de Arte do IFRJ, visando difusão do conhecimento de exames científicos em obras de arte. 

O IFRJ e o Instituto de Criminalística Carlos Éboli estão formalizando um acordo de cooperação para que ações como essas sejam constantes. 

O Laboratório Móvel surgiu em 2019, a partir de uma projeto fomentado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos, e tem como responsáveis os professores do Campus Paracambi: Renato de Freitas, que também é o coordenador; Valter Félix e André Pimenta.

Renato diz que o Laboratório Móvel possui um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Museus   (IBRAM), que visa atender aos museus da rede do IBRAM em todo o Brasil. “Já realizamos trabalhos de campo em São Paulo no MASP, Ouro preto Minas Gerais no Museu Casa Guignard. E no Rio de Janeiro no Museu Histórico Nacional e Museu Nacional de Belas Artes”.

Atualmente o laboratório móvel realiza um acordo de cooperação com ICCE - Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que visa passar tecnologia e conhecimento para Peritos do ICCE atuar na investigação forense de obras de arte.

O coordenador diz que é importante destacar que as ações deste acordo fazem parte do plano de atividades do projeto " Desenvolvimento De Métodos Que Auxiliem A Identificação De Roubos, Furtos E Adulterações De Obras De Arte E Veículos " fomentado pelo edital Ciências Forense 2021 FAPERJ.

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS