Ex-alunos do IFRJ na Exposição “Suburbanidades”

tres pessoas em pé

Ex-alunos do IFRJ Campus Belford Roxo, da turma 2018.2, expuseram os editoriais produzidos durante o curso Técnico em Produção de Moda, no Centro Cultural Phábrika, entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro.

A exposição “Suburbanidades” foi o primeiro trabalho que os alunos egressos participaram como artistas. A oportunidade surgiu devido a uma iniciativa de Wladimyr Rollemberg Júnior e Dandara Oliveira, que se inscreveram para uma convocatória de artistas da periferia do Rio de Janeiro com as imagens dos editoriais “Mar de Plástico” e “Likes”, produzidos no decorrer da disciplina “Editoriais de Moda”, e posteriormente publicadas na segunda edição da Revista VAN.

Para a professora Lara Ovídio, responsável pela disciplina, essa conquista é muito importante para o campus. “Isso é de grande importância porque cumpre, em alguma medida, a função do Instituto de ligar os alunos às vivências profissionais, ao mesmo tempo que confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no Curso Técnico de Produção Moda. Além disso, um dos principais objetivos da revista é criar novas possibilidades de circulação de conteúdo, que ultrapassem a distribuição interna ”, comenta Lara.

Para a aluna egressa Dandara Oliveira, participar de um projeto como produtora de moda recém-formada, e ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho em uma exposição faz parte da realização de um sonho. “Produzir o editorial ‘Mar de plásticos’ foi muito dificultoso, mas estou realizando um sonho. Vivemos tempos de resistência. Deixo claro que eu não acho bonito o uso de plásticos, posso dizer que é bem triste ver o resultado disso na realidade, mas é preciso protestar através da arte, da cultura e da moda. ”, comenta Dandara.

O Centro Cultural Phábrika fica localizado na Rua Capitão Tárciso Bueno s/n – Fazenda Botafogo - RJ, 21530-110.