Evento a favor da inclusão social é realizado no campus Volta Redonda

mesa de abertura na quadra do campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda realizou o evento “Inclusão Social e Escolar: desafios e oportunidades” no dia 13 de novembro. A ação – que tem como objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da inclusão social e escolar – é promovida semestralmente pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), pela Coordenação de Integração Escola Empresa (CoIEE) e pelos Cooperadores com Necessidades Especiais e Amigos de Volta Redonda (Coopenea).

Durante o evento, foram ressaltados os desafios, as oportunidades e o papel da sociedade para que a inclusão se torne efetiva em ambos os âmbitos.

Para Vanderson Amaral, servidor da Reitoria do IFRJ, enfrentar as barreiras atitudinais é uma das principais dificuldades para um portador de necessidades específicas: “As pessoas te olham achando que, por você ser cego, é inferior, mas elas não sabem nem um terço da sua história, o que você já conquistou. A vida não é fácil, mas não é fácil para ninguém”, comentou o servidor. Vanderson, que possui deficiência visual, palestrou no dia do evento.

Vanderson Amaral

Empresas da região estiveram presentes e recolheram currículos de pessoas com limitações e que estejam interessadas em ingressar no mercado de trabalho. Além disso, foram apresentadas palestras acerca do tema, mostrando que ainda existem muitos obstáculos para os deficientes em relação ao mercado de trabalho e ao convívio social.

Marcia Amira Freitas, que falou em nome da equipe organizadora do evento, ficou satisfeita com o resultado: “Foram momentos emocionantes, em que pudemos refletir sobre o tema Inclusão. Conseguimos trocar experiências e captar os currículos profissionais de pessoas com deficiência”, concluiu.