Evento de Ciência e Tecnologia é promovido pela primeira vez no campus

Programação de games fez parte das atividades

A I Semana de Ciência e Tecnologia promovida pelo campus São João de Meriti realizou-se, entre os dias 16 e 19 de outubro, sob o tema central “Ciência e Tecnologia: possibilidades para a emancipação social”. O evento pretendeu destacar os impactos da Ciência e da Tecnologia na sociedade e ao mesmo tempo provocar reflexões na comunidade acadêmica meritiense sobre sua participação no atual cenário contemporâneo, marcado pelas novas interfaces tecnológicas e pelo desenvolvimento do trabalho em rede.

Foram promovidos diversos debates, palestras, oficinas e minicursos, contando com a mediação de professores internos e palestrantes convidados. Seguindo os eixos do campus, houve atividades sobre empreendedorismo, marketing, controle financeiro, autoria digital, fake news, preparação para o mercado de trabalho e, também, no segmento tecnológico com atividades de robótica, programação de games e cosmaker com impressão 3D.

Oficina de Cosmaker com Impressão 3D

Ely Severiano e Roni Costa, professores do curso Técnico em Informática para Internet, foram responsáveis por organizar o evento. Ely comentou sobre o sentimento de união e esperança que as atividades transmitiram: “A Semana possibilitou um compartilhamento do conhecimento. Um ponto que merece destaque foi a ‘árvore da amizade’, que ficou exposta nos quatro dias do evento, onde os convidados puderam levar uma planta e uma mensagem de nossos alunos para casa, dando continuidade a uma caminhada auspiciosa na formação profissional, científica e tecnológica dos jovens”, explicou.

O professor Roni Costa, completou: “Outro ponto alto do evento foi a mostra de trabalhos científicos produzidos por professores e alunos, demonstrando que a pesquisa vem crescendo e ganhando importância para mudanças cada vez mais significativas para a comunidade. Sempre pautada pela diversidade, desde a sua concepção”.

Participantes e visitantes do evento puderam pegar mudas e recados de alunos do campus

Alunos de variados cursos também ajudaram na organização do evento. Lucas Ribeiro, aluno do curso Técnico em Administração, falou sobre a experiência: “Foi incrível participar de um evento de suma importância para o campus e para o município. Alunos, docentes e discentes ‘vestiram a camisa’ e deu tudo certo. Além disso, as palestras e oficinas contribuíram muito para a minha vida estudantil, não há preço para tudo o que pude aprender”, contou, motivado.

A Semana de C&T contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque, dos diretores do campus e organizadores do evento durante a abertura. Participaram da programação alunos do munícipio, do estado, do campus São João de Meriti e de outros campi do IFRJ, como Duque de Caxias.