Estudo propõe adequações para garantir acessibilidade

Alunos do 4º período do curso de Licenciatura em Computação elaboraram, a partir de um projeto da disciplina “Educação Inclusiva”, propostas de adequação de espaços físicos do campus Pinheiral. O objetivo é garantir acessibilidade às pessoas com necessidades específicas.

Os estudantes apresentaram o trabalho para a diretora de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (DEPPI), Rosângela Antunes Terra, em seminário realizado no dia 19 de junho.

A responsável pela disciplina, professora Sabrina Araújo de Almeida explicou que, dentre as adequações propostas, os alunos apresentaram as seguintes necessidades: construção de rampas, manutenção de portas de banheiros, manutenção do piso de acesso aos pavilhões, reserva de vaga de estacionamento para deficientes, entre outras ações.

Rosângela destacou a importância do trabalho. “É muito importante ter empatia pelo outro, enxergar a necessidade do outro, que tantas vezes não nos damos conta”. Ela também avaliou os resultados do trabalho. “Alguns pontos podem ser aplicados imediatamente, sem grandes custos, como, por exemplo, a disponibilidade de uma vaga preferencial. Já outros requerem mais investimentos, mas devem entrar no planejamento", concluiu.

Colaboração: Greici Sousa