Estudantes participam de curso sobre cafeicultura

Discentes do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária do campus Pinheiral tiveram a oportunidade de fazer um curso sobre cafeicultura. A atividade fez parte de visita técnica ao Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e à Fazendinha Agroecológica da Embrapa, em Seropédica. A visita aconteceu em duas etapas: nos dias 31 de maio e 07 de junho.

A atividade contou com uma palestra sobre o café e com o acompanhamento do processo de beneficiamento e cultivo do grão no modo orgânico. A visita teve a condução do professor e pesquisador Alexandre Salmi, doutor em café e professor da disciplina de cafeicultura na UFRRJ.

Além do curso sobre cafeicultura, os estudantes também conhecerem o campus Seropédica da UFRRJ. Dayse Oliveira, coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, avaliou a relevância da apresentação da UFRRJ aos alunos: “Foi importante para motivá-los academicamente a seguirem os estudos, buscando a graduação”. A professora analisou, ainda, a importância do curso sobre cafeicultura, ao considerar a relevância da cultura do café no processo histórico na região Sul Fluminense e para o município de Pinheiral. Além de Dayse, o professor Jeferson Batista organizou e acompanhou a visita.

Colaboração: Greici Sousa