Estudantes do Bacharelado em Produção Cultural lançam filme produzido durante intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança

Os jovens produtores culturais Diogo Fernandes, Luciana Vilela, Marianna Botelho, Ralph Campos e Renan Collier, do Bacharelado em Produção Cultural do Campus Nilópolis, lançam, na próxima quinta-feira (27), o curta-metragem “Contraços - A Lenda do Conde de Ariães”. Filmado na aldeia Castro de Avelãs, no norte de Portugal, durante programa de mobilidade acadêmica entre o IFRJ e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a produção conta uma história de dor e perda passada há gerações pelas famílias da região de Trás-os-Montes. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o lançamento será virtual, através do canal do curta no YouTube.

Com as vozes de moradores da aldeia onde a história se passou séculos atrás, o filme leva o espectador para dentro de Castro de Avelãs, em uma visita aos vestígios arqueológicos dessa narrativa. Luciana Vilela, produtora executiva do curta, conta que a equipe conheceu a lenda durante visita à aldeia. Na ocasião, o grupo conheceu uma das moradoras locais, que contou que ali estava enterrado um “moço muito mau”.

“A forma como aquela senhora fofa contava uma história tão cruel era fascinante e logo pensei: ‘precisamos fazer algo com essa lenda!’. Se há algo que faz uma ideia virar um filme é uma equipe que se apaixona junto”, afirmou.

A história cruel em questão é a lenda do Conde de Ariães, homem que teria morrido após se enterrar, por ordem da Inquisição, com uma serpente criada por ele mesmo. O túmulo do conde é local de visitação em Castro de Avelãs, e a lenda é passada de geração em geração. Ralph Campos, um dos diretores do filme, explica que “Contraços” é uma experimentação, uma tentativa de construir uma dimensão imagética da lenda, partindo da oralidade dos idosos.

“Durante todo processo de feitura do filme, vimos e ouvimos relatos de pessoas mais velhas que tinham muitas histórias para contar e pouca gente para ouvir. Esperamos que esse filme seja uma forma de levar a voz dessas pessoas para muitos espaços”, disse.

Com as filmagens concluídas no ano passado, o grupo voltou para o Brasil. Faltava, então, verba para concluir o curta. Em maio, o projeto foi selecionado no edital “Cultura Presente nas Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura. Finalizado, o curta será lançado para o público brasileiro (18h, horário de Brasília) e português (22h) no canal Contraços Filme.

"Contraços - A Lenda do Conde de Ariães" foi filmado com apoio do Instituto Politécnico de Bragança, a Junta de Sé, Santa Maria e Meixedo, Junta de Castro de Avelãs e Museu de Abade de Baçal.