Logo IFRJ

A escravidão no Vale do Café

No dia 07 de novembro, numa parceria entre o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Campus Paulo de Frontin – o NEABI - e organização parceira Associação Cultural Casa Pitombeira, os alunos visitaram as instalações deste centro cultural localizado em Miguel Pereira-RJ, acompanhados pelos professores Bruno Botelho Costa, coordenador-geral do NEABI, e Wagner Gomes Barroso Abrantes.

Depois de uma aula sobre a escravidão no Vale do Café com a professora e mestre em História Márcia Monsores, os estudantes viram o filme "Viver a Terra", produzido e dirigido por Angélica de Carvalho.

O debate que se seguiu abordou o racismo ambiental e alternativas para a crise climática. A visita contou, ainda, com uma oficina de capoeira dirigida por Karol de Oliveira, mais conhecido na Casa como Piá, que também contou sobre a herança da Capoeira Angola.

Na avaliação do professor Bruno esta foi uma oportunidade singular para que pudéssemos aprender sobre o legado da cultura afro-brasileira na luta contra o racismo e em favor da pluralidade dos modos de vida. “Agradeço imensamente aos coordenadores e parceiros da Casa Pitombeira e aos colegas e alunos que tornaram essa experiência realidade!”.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS