Logo IFRJ

Educação e Cultura

vencedores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, coordenador-geral de Relações Internacionais, Felipe Zava e representante do Ministério da Educação (MEC), Bélrica Dantas

IFRJ recebeu a visita dos vencedores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”

O IFRJ recebeu a visita dos vencedores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”. Segundo a representante do Ministério da Educação (MEC), Bélrica Dantas, o objetivo da visita foi promover a troca de experiência em relação ao ensino profissional. O encontro aconteceu no dia 14 de setembro.

Lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CLPL) e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), o concurso, com o tema “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho” ocorreu entre os dias 23 de outubro e 22 de dezembro de 2017. Em julho de 2018, seu resultado final foi publicado no Diário Oficial da União. O concurso contou com dois vencedores em cada uma das modalidades: estudantes do ensino médio técnico e professores do ensino técnico.

Na categoria estudantes venceram os alunos Luquénio Pederneiro, do Instituto de Telecomunicações (ITEL), localizado em Luanda, na Angola, com o projeto “Ar condicionado de baixo custo” e Vitor Emanuel Gonçalves, do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Macaé, no Rio de Janeiro, com o projeto “Protótipo para monitoramento de temperatura e umidade em atividades agrícolas de pequeno e médio porte”. Luquénio não pôde vir ao Brasil e foi representado pela sua vice-diretora, Lucrécia Antônio João.


Visita ao campus Rio de Janeiro

Já na categoria professores, venceram os docentes António Henrique Silva, da escola Técnica da Praia e da escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, localizadas em Achada de Santo Antônio, Cabo Verde, com o projeto “Análise de Ensino Técnico e Profissional na CLPL: Caso de Estudo Cabo Verde” e Neil Sergio dos Santos, da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), no Rio de Janeiro, com o projeto “Do ensino básico à Educação Profissional: Tensões e Perspectivas”. Neil não pôde comparecer à visita no IFRJ.   

O concurso teve o propósito de promover o vínculo entre os países falantes da Língua Portuguesa e estimular a criatividade, a geração de ideias e a inovação entre estudantes e professores da Educação Profissional e Tecnológica. Por isso, além das visitas educacionais nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado do Rio, foram promovidas atividades culturais para os convidados. A programação ficou a critério da Instituição. “Viemos para o Rio de Janeiro e eles puderam conhecer um pouco da integração da educação profissional no Brasil e disseminar a forma de educação profissional na África e no IFF, além de apresentarem e conversarem sobre seus projetos”, disse Bélrica.


Visita ao Parque das Ruínas

Vitor Emanuel, um dos vencedores da categoria estudante, disse que estava nervoso com as apresentações, mas que gostou da possibilidade de conhecer novos institutos, ver quais eram os cursos ofertantes e o espaço. Além disso, ele comentou que entre as quatro instituições visitadas, a maior troca ocorreu no auditório do IFRJ. Sobre ser inspiração de outros alunos de sua idade, Vitor pontuou que o importante é fazer o que gosta: “Temos que buscar encontrar formas de aplicar o conhecimento que nós temos na escola de maneira prática, criando sempre alguma coisa”, declarou.

Bélrica Dantas, junto ao coordenador-geral de Relações Internacionais, Felipe Zava, acompanhou os vencedores do concurso ao Parque das Ruínas. “Foi magnífico, eles ficaram encantados, sobretudo os africanos, que gostam muito de história”, comentou. Além disso, eles também foram conhecer e aproveitar o camarote da escola de samba da Mangueira e o AquaRio. “Temos muito a agradecer ao IFRJ que ofertou essa possibilidade”, concluiu ela.


Visita a escola de samba da Mangueira com o reitor Rafael Almada

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS