Edital PIBITI 2019-2020: submissões prorrogadas até 04 de julho

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi), através da Agência de Inovação, prorrogou o período de submissão ao Edital nº39/2019, referente aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIBITI Junior).

O PIBITI é um programa institucional que visa contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidos no IFRJ.

Já o PIBITI Jr. é um programa institucional que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade tecnológica e inovadora no país, entre estudantes de educação profissional técnica de nível médio, possibilitando envolvimento em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidos no IFRJ.

Para efeitos do presente edital compreende-se o conceito de inovação, como sendo: “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho (lei 13.243/16) ”.

O processo seletivo deste ano é diferenciado dos anteriores, pois é mais simples e focado na pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, inclusive com pesquisas em tecnologias sociais e as chamadas tecnologias leves.

Os interessados devem acrescentar o projeto (conforme modelo específico), e no caso de projetos com dados ou renovações, deverão encaminhar também relatório parcial. Os demais documentos serão solicitados posteriormente, na fase de indicação dos bolsistas.

O edital e demais arquivos para submissão podem ser acessados em: https://portal.ifrj.edu.br/editais/pibiti-proinova . Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: inovacao@ifrj.edu.br (Agencia de Inovação/PROPPI) ou por telefone: 3293-6027 (10h às 17h).