Edital Integrado Nº 07/2024 e Edital Proppi Nº 06/2024 - Resultado Final
As Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), de Extensão (Proex) e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) tornam público o resultado final do Edital Integrado Nº 07/2024, disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/integrado2024.
Esta edição do Edital Integrado teve 310 inscrições homologadas dentre as 353 recebidas, e a demanda por tipo de entrada foi de 11,6% para indução e 88,4% para padrão, e a demanda aproximada por eixo, 56% pesquisa, 27% extensão e 15% inovação. Foram aprovadas 302 propostas (nota do projeto e plano de trabalho igual ou superior a 40,0 na entrada padrão e/ou nota final igual ou superior a 60,0; sendo cinco propostas eliminadas e duas reprovadas). Mantendo o compromisso do IFRJ com o edital integrado, todas as propostas aprovadas foram contempladas com bolsas, incentivando cada vez mais a participação de estudantes em projetos e promovendo a indissociabilidade ensino-pesquisa-inovação-extensão. Neste edital foram concedidas 237 bolsas fomentadas pelo IFRJ e 123, pelo CNPq, totalizando 360 cotas de bolsas.
Destaca-se como inovação desta edição a entrada por indução, que concedeu bolsas e/ou auxílios a todas as propostas aprovadas de servidores(as) ativos(as), docentes ou técnico-administrativos(as), para iniciar ou retomar suas atividades de pesquisa, inovação e/ou extensão. Quanto ao auxílio financeiro, ainda que tenha sido mantido o valor praticado em editais anteriores, mais pessoas foram contempladas (141) em função das diferentes faixas - outra inovação desta edição.
A Proppi também torna público o resultado final do Edital Proppi/IFRJ Nº 06/2024 de seu Programa Institucional de Reconhecimento da Produtividade em Pesquisa e/ou em Inovação (Produtivo), disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/produtivo. Em sua primeira edição, foram recebidas 15 inscrições, todas homologadas. Os proponentes das 13 propostas aprovadas (10 na entrada automática e 3 na padrão) farão jus a limites diferenciados de carga horária de atividades de ensino em aula com portaria de redução da carga horária semanal mínima e máxima dedicada à atividade de aula em, no máximo, 4 (quatro) horas, por um período de 3 (três) anos consecutivos (2025-2027). Além disso, serão concedidas bolsas para estudantes e auxílios financeiros para as propostas (caso tenham sido solicitados) no primeiro ano da vigência, com possibilidade de renovação no próximo edital.
A indicação de estudante bolsista deverá ser realizada entre 14 de novembro e 16 de dezembro de 2024 e de estudante voluntário(a) até 31 de janeiro de 2025 por meio de formulário eletrônico próprio disponível nas páginas dos editais.