Doutorado Profissional do IFRJ aprovado com nota relevante

A 181ª Reunião do CTC-ES da CAPES deliberou a aprovação de 16 cursos de Doutorado na Modalidade Profissional (DP), e entre os 96 avaliados nas mais diversas áreas, o do PROPEC do IFRJ foi o único de um Instituto Federal.

A professora Giselle Roças comentou a aprovação. “Recebemos com muita felicidade a notícia da aprovação, com nota 5, de nosso Doutorado Profissional (DP) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Campus Nilópolis, que conta com um Mestrado Profissional (MP) desde 2008 e um Mestrado Acadêmico (MA) desde 2014”.

Além do DP do PROPEC/IFRJ, na área de Ensino, apenas a UEPA teve um curso de DP aprovado (nota 4) e, no Rio de Janeiro, a Escola de Guerra Naval foi a única a aprovar um DP com nota 5 na área de Ciência Política e Relações Internacionais, fatos que, de acordo com Giselle, revela a maturidade que o PROPEC adquiriu em seus 11 anos de existência.

A coordenadora explica que esse resultado é fruto de um Grupo de Trabalho (GT) que teve sua gênese em 2013, quando da criação do MA, após 7 anos de existência do MP, e já vislumbrava um curso de doutorado protagonizado exclusivamente pelo IFRJ ao fazer a atualização das normas do PROPEC. “O amadurecimento dessas normas e entendimentos nos levaram a alcançar mais esse degrau, reforçando a importância da compreensão dos documentos da área, a busca pela melhor formação de bancas contemplando a área de origem do curso, além de parcerias e espírito de grupo são alguns dos elementos que definem esse êxito!”.

O corpo docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Giselle agradeceu a todos os docentes que compõem o quadro do PROPEC, em especial aos docentes Alexandre Maia do Bomfim, Giselle Roças, Eline Deccache-Maia, Marcus Vinicius Pereira (presidente) e Maylta Brandão dos Anjos, que compuseram o GT que se dedicou na submissão do curso. Agradecimentos também aos diretores dos campi Mesquita e Rio de Janeiro, que entendem a dedicação de seus professores credenciados no PROPEC, e a algumas pessoas que, de alguma forma, contribuíram para essa história: Fabiana da Silva Campos Almeida, Luiz Edmundo Vargas de Aguiar, Luziane Beyruth Schwartz, Marcos Tadeu Couto, Mira Wengert, Sheila Pressentin Cardoso, Sidney Quezada Meireles Leite e Wallace Vallory Nunes.

O Pró-reitor de pesquisa, inovação e pós-graduação, Rodney Albuquerque, parabenizou “a todos os envolvidos nesta incontestável colaboração à educação pública nacional, pelo engajamento que certamente fortalecerá o ensino de ciências, em especial por se tratar de uma oferta na baixada fluminense”.