Logo IFRJ

Dois anos de IFRJuntos

Gestão chega na metade e três Pró-Reitorias terão novos pró-reitores

A gestão atual do IFRJ completa nesta sexta-feira, 08/05, dois anos desde o início de suas atividades. Buscando manter o foco em uma administração dinâmica, que valoriza os servidores, os estudantes e o fortalecimento das práticas desenvolvidas pela Instituição, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, falou um pouco sobre os desafios e conquistas durante esse período.

“Chegamos na metade da gestão após muito trabalho. Muita coisa foi feita nesse período, mas sabemos o quanto ainda temos de trabalho pela frente para resgatar o reconhecimento do Instituto Federal como uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica. Temos feito um bom trabalho de visibilidade, de articulação, de investimento e temos certeza que os próximos dois anos serão de muito êxito e de resultados para a comunidade do IFRJ”, disse o reitor.

Durante o último biênio, o IFRJ enfrentou a redução orçamentária, que provocou impactos diretos em algumas ações. Mas Rafael enfatiza que a instituição transformou a crise em oportunidades. “Buscamos ferramentas para viabilizar a continuidade dos nossos investimentos e a melhoria em infraestrutura e ações de ensino, pesquisa e extensão. Consolidamos a integração entre todos os campi e a Reitoria, no firme propósito de avançar em nosso trabalho e atender a mais estudantes e servidores”, relembrou o reitor, que explicou ainda que este é o sentido maior do slogan da sua gestão, IFRJuntos: “É entender e agir como uma instituição única, íntegra e coesa. E uma prova concreta desse pensamento é a diversidade de nossa equipe. Buscamos pessoas com perfis de gestão, com experiência em suas áreas, e o resultado é um grupo diverso e, ao mesmo tempo, integrado, com a visão macro e uma diversificada experiência institucional”, enfatizou.

Nova composição – No dia 06/05 a gestão IFRJuntos chegou a uma nova composição. Foram nomeados novos pró-reitores para três pró-reitorias: João Gilberto da Silva Carvalho, até então à frente da Diretoria Executiva, assume a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade; Ana Luisa Soares da Silva estará à frente da Pró-Reitoria de Extensão; e Marcus Vinicius da Silva Pereira será responsável pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

“Estamos agregando novos parceiros nessa construção. Pessoas que já estavam com a gente no início e em outras funções, mas que agora vão tocar as pró-reitorias, dando um novo gás e contribuição na gestão”, explicou Almada.

Após os dois anos iniciais ocupando a Diretoria Executiva, João Gilberto assume agora a Prodin com o desafio de reforçar as ações de valorização do servidor, assim como embasar o desenvolvimento institucional no planejamento estratégico e na sustentabilidade. “Tais conceitos não são chavões e sim princípios derivados de uma concepção holística de gestão e educação. A Prodin também deve buscar a racionalização dos fluxos e processos, para que os servidores consigam ter seus pleitos atendidos no menor tempo possível”, afirmou o pró-reitor. Ainda de acordo com ele, a atual gestão trabalha com metas e essas metas são monitoradas pela Prodin. “A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade reúne setores vitais à existência do IFRJ. Considero um grande desafio gerir a Prodin, mas estou bastante confiante por ter ao meu lado profissionais de reconhecida competência”, destacou.

Marcus Vinicius elencou as principais ações nas quais focará à frente da Proppi: “Faremos a manutenção e fortalecimento dos programas e projetos de pesquisa e inovação; consolidação da pós-graduação lato e stricto sensu, fomentando planejamento e autoavaliação dos programas; disseminação da cultura de inovação; geração e acompanhamento de indicadores das ações de pós-graduação, pesquisa e inovação institucionais; apoio à consolidação dos periódicos científicos institucionais; valorização de todas as áreas de conhecimento, com apoio à Nota da Frente Rio em repúdio às novas diretrizes do MCTIC-CNPq em defesa de uma visão integral e democrática da ciência”, pontuou.

A nova pró-reitora de Extensão afirmou que seus objetivos frente à Proex visam articular o conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades das comunidades onde os campi se inserem, interagindo com a realidade social de cada localidade. "A Extensão no Instituto apresenta uma função social importante, uma vez que estamos inseridos em regiões com carência de oferta de ensino público de qualidade. Portanto, torna-se  fundamental o fomento a projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares, e ainda que garantam os valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental, cultural e social", finalizou Ana Luisa.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS