Debate virtual sobre inclusão é promovido pelo Espaço Ciência Interativa

O Espaço Ciência InterAtiva do Campus Mesquita está promovendo em todas as quartas-feiras, desde o dia 08/04/2020, ciclos de debates durante o período de suspensão das atividades presenciais no IFRJ. Na última quarta-feira, dia 15/04, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA), o campus promoveu um ciclo de debates com o tema “Os desafios da inclusão no Brasil”.

A ação contou com a participação dos professores Douglas Christian Ferrari de Melo (UFES); Gerson de Souza Mól (UnB) e Michele Waltz Comarú (IFRJ) no canal do Espaço Ciência InterAtiva no YouTube. Participaram também da ação as tradutoras intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Marília Moraes Manhães (do Campus Rio de Janeiro) e Thaiana Mara Conceição dos Santos do (Campus Arraial do Cabo), com apoio de Priscilla Ramos Mendonça de Oliveira (Reitoria).

O diretor de Diversidades e Ações Afirmativas, Edy Lawson Silva Santos, parabenizou a ação do campus e as tradutoras e intérpretes de Libras do IFRJ, que se disponibilizaram para trabalhar nesse debate. “Em temas relacionados à inclusão, é essencial a tradução e interpretação para a língua de sinais. Mas o universo de uma pessoa surda não se resume a essa temática e, por isso, buscaremos apoiar todos os temas para que a informação chegue até todo o público”, afirmou.

As outras participações da equipe de tradutores e intérpretes de Libras estão sendo organizadas pela DiDAA, em articulação com a coordenadora de Extensão do campus, Ludmila Nogueira da Silva. De acordo com a coordenadora, a ideia das transmissões ao vivo pelo Espaço Ciência InterAtiva surgiu da vontade de oferecer um conteúdo diversificado para os alunos do Campus Mesquita durante esse momento de suspensão das aulas, além de aumentar a integração com a comunidade externa do IFRJ, por meio de temas atuais e relevantes para a sociedade.

“Diante desse contexto, faz-se necessário e urgente refletir o isolamento social causado pela pandemia, momento no qual muitos estão recorrendo a diversos recursos digitais para o trabalho ou escola, sem perceberem que existe uma exclusão digital daqueles que já são, regularmente, excluídos em nossa sociedade. Que a partir da realização dessa mesa virtual, muitos possam pensar sobre a inclusão no dia a dia e o nosso papel sobre isso”, desejou Ludmila.

Apesar dessas questões, Ludmila e a equipe avaliam a ação de forma positiva. “Conseguimos ter bastante participação e, para não ficar muito extenso, foi necessário encerrar ainda com muitas perguntas a serem respondidas e muitos elogios pela participação das intérpretes”, contou.

A próxima mesa terá como tema: “Desigualdade social e injustiça ambiental: o que a pandemia revelou?” e acontecerá no dia 22/04/2020, às 15h. Contará com os professores participantes: Celso Sánchez (UniRio); Gabriela Ventura (IFRJ) e Maylta Brandão (UniRio/IFRJ).