O curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, na modalidade a distância, tem como objetivo geral capacitar os profissionais da educação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da prática pedagógica escolar, considerando as demandas de uma proposta inclusiva de educação, desenvolvendo competências fundamentais para a concepção, projeto, avaliação e análise de ambientes educativos on-line, práticas educacionais que incluam o uso das redes sociais, gamificação, ferramentas digitais e materiais didáticos digitais com conteúdos hipermídia.
Público-alvo: As vagas são destinadas aos profissionais (professores ou técnicos) em exercício ou que pretendam atuar em instituições de ensino públicas e/ou privadas. O candidato deve ser portador de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia).
Coordenação: Prof. Dr. Rafael Pereira Baptista
Vice-coordenação: Prof. Me. Marcus Vinicius Gomes Lopes,
E-mail da coordenação do curso: teead.cnil@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares
E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br
Local: IFRJ – Campus Nilópolis - Campus Nilópolis, localizado na Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817
Modalidade de oferta: Educação a distância (on-line), por meio do Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA) Institucional
Carga Horária do Curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O curso possui ingresso anual, com abertura de, no máximo, 30 (trinta) vagas, e o processo de admissão ao curso de pós-graduação lato sensu na modalidade educação a distância será definido por edital de seleção elaborado pelo órgão competente da instituição, a partir de diretrizes emanadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPPI) e da coordenação do curso.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Esta linha de pesquisa orienta-se para a apreciação e/ou o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais. Envolve tecnologias que propiciam a utilização de redes computacionais, bem como propostas reflexivas sobre recursos e atividades que estão integradas ao ensino presencial, à modalidade a distância e ao ensino híbrido. O uso de ferramentas computacionais abertas livres será incentivado na presente linha, que possui foco na aplicabilidade e na praticidade das tecnologias educacionais em rede a serem desenvolvidas.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Este projeto tem como objetivo investigar o desenvolvimento e a utilização de tecnologias educacionais, estratégias, ferramentas e aplicações para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos diversos espaços educativos. Desse modo, fundamenta-se na ideia de possibilitar o envolvimento do aprendiz, com base no seu potencial criativo, diante do protagonismo e da construção do conhecimento inovador em ambientes tecnológicos, para a realização de tarefas contextualizadas que proporcionem sentido e significado para seu processo de aprendizagem, a partir de artefatos digitais, tecnologias assistivas, gamificação e jogos na educação, entre outros. Docentes envolvidos:
|
2. Criatividade e Inovação em Processos Educacionais Pesquisas que visam a conceber, desenvolver e/ou aprimorar o ensino e a aprendizagem com a utilização de processos criativos a partir de demandas das diferentes áreas do conhecimento, tais como a Linguística, a Psicologia Cognitiva, a Inteligência Artificial e a Cibernética, para a geração de soluções inovadoras e factíveis, por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Docentes envolvidos:
|
|
Linha de pesquisa 2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Esta linha de pesquisa se propõe a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem em educação a distância; desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais, incluindo design instrucional ou educacional; interação e comunicação em comunidades de aprendizagem; metodologias, estratégias, avaliação e práticas pedagógicas em educação a distância. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
3. Docência e aprendizagem para o ensino híbrido e a EaD Pesquisas relacionadas às temáticas de formação de professores e mediadores pedagógicos, metodologias de aprendizagem, ensino híbrido e educação a distância, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, design instrucional, produção de materiais didáticos digitais para cursos híbridos e a distância, sistemas de recomendação, sistemas sensíveis ao contexto, aprendizagem ubíqua, Recursos Educacionais Abertos (REAs), Massive Open Online Courses (MOOCs) e gamificação em cursos on-line. Docentes envolvidos:
|
4. Plataformas e redes sociais digitais na educação Pesquisas relacionadas à análise da aderência e da utilização das plataformas e redes sociais como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em EaD. Avaliar a usabilidade e a influência das redes sociais digitais nas práticas pedagógicas. Estudar modelos e métricas de análise nos ambientes virtuais, a difusão de informações nas redes, o trabalho colaborativo e os usos das redes sociais como componentes do processo de design instrucional, entre outros. Docentes envolvidos:
|
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
N° DE |
PROFESSOR/A |
Linguagens, Tecnologias e Educação Digital |
30 |
2 |
Fabiana da Silva Campos Almeida William Eduardo da Silva Lindinei Rocha Silva |
Teorias da Aprendizagem e Processos Científico-pedagógicos |
30 |
2 |
Mariane Lima Torres Sangineto Patricia Maneschy Duarte da Costa Victor Hugo Paes de M. dos Santos |
Educação Aberta: REAs e MOOCs |
30 |
2 |
Fernanda Sá Freire Lefevre Marcus Vinicius Gomes Lopes Rafael Pereira Baptista |
Fundamentos do Design Instrucional e seus Processos |
30 |
2 |
Daniel Ribeiro Pires Frederico Mendes de Carvalho Livia de Faria Terra |
Docência, Tutoria e Mediação na EaD |
30 |
2 |
Antonio Paulo Muccillo de Medeiros Rafael Barreto Almada Thiago Matos Pinto |
Metodologia de Pesquisa e Escrita Acadêmica |
30 |
2 |
Artur Batista Vilar Fabiana da Silva Campos Almeida Marcelo Silva Bastos |
Total no semestre |
180h |
12 |
|
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
N° DE |
PROFESSOR/A |
Planejamento e Produção de Materiais Didáticos Digitais e Hipermídias |
30 |
2 |
Andressa Menezes de Souza Leonardo Luís da Silva Nardi Marcelo Andrade Leite |
Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional |
30 |
2 |
Frederico Mendes de Carvalho Gustavo de Oliveira Andrade Thayron Rodrigues Rangel |
Gamificação e Jogos Educativos como Objetos de Aprendizagem |
30 |
2 |
Helton Rodrigo de Souza Sereno Livia de Faria Terra Roni Costa Ferreira |
Mobile Learning e Redes Sociais na Educação |
30 |
2 |
Érico Travassos Lemos Marcelo Andrade Leite Vivian Martins Lopes Torres |
Tópicos em Formação de Professores na Cultura Digital |
30 |
2 |
Marcus Vinicius Gomes Lopes Rafael Pereira Baptista |
Elaboração de Projeto |
30 |
2 |
Orientadores dos TCCs Marcus Vinicius Gomes Lopes Rafael Pereira Baptista |
Total no semestre |
180h |
12 |
|
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
N° DE |
PROFESSOR/A |
TCC I |
Não há |
Sem créditos |
Orientador/a do aluna/a |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360h TOTAL DE CRÉDITOS: 24
Com o objetivo de evitar a sobrecarga de estudos por parte do aluno, as disciplinas dos semestres serão ofertadas em módulos, com 5 (cinco) semanas letivas e no máximo duas por vez. Após cada módulo haverá uma semana para a realização da Atividade Avaliativa Integrada (AAI) das disciplinas daquele módulo e também para a reposição das Atividades Avaliativas Temáticas (AAT) das disciplinas em oferta. Porém, este planejamento pode ser alterado, no início de cada semestre, em função de ajustes no calendário institucional de pós-graduação sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI).
|
1. Ailton Teodoro da Silva
|
2. Ana Carolina Carius
|
|
3. Andressa Menezes de Souza
|
|
4. Antônio Paulo Muccillo de Medeiros
|
|
5. Artur Batista Vilar Doutorado em Engenharia Nuclear (UFRJ) Linha de Atuação: 1 e 2 Contato: artur.vilar@ifrj.edu.br Categoria: docente permanente Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1997061694877372 |
|
|
6. Daniel Ribeiro Pires |
7. Érico Travassos Lemos |
|
|
8. Fabiana da Silva Campos Almeida |
9. Fernanda Sá Freire Lefevre
|
|
10. Frederico Mendes de Carvalho
|
|
11. Gustavo de Oliveira Andrade
|
|
12. Helton Rodrigo de Souza Sereno
|
|
13. Leonardo Luís da Silva Nardi
|
|
14. Lindinei Rocha Silva
|
|
15. Livia de Faria Terra
|
|
16. Marcelo Andrade Leite
|
|
17. Marcelo Silva Bastos |
|
|
18. Marcus Vinicius Gomes Lopes |
19. Mariane Lima Torres Sangineto
|
|
|
20. Patricia Maneschy Duarte da Costa |