Logo IFRJ

Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino - Campus Arraial do Cabo (Híbrido)

Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino
Informações Gerais: 

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino tem por objetivo capacitar profissionais da educação quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de maneira multidisciplinar, com a finalidade de contribuir para qualidade da educação brasileira.

Público-alvo: O curso é voltado para os profissionais, que atuam na educação, preferencialmente licenciados nas áreas do conhecimento: linguagens e seus códigos, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas.

Coordenação do Curso: Ralph dos Santos Mansur

Vice-coordenação: 

E-mail da coordenação: tdae.cac@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: 

E-mail da secretaria do curso:  

Local: Campus Arraial do Cabo - Rua José Pinto de Macedo, s/nº. – Prainha – CEP: 28930-000 – Arraial do Cabo/ RJ. 

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (22) 2622-9208

Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas.   

Horário do Curso: aula presencial das 18 às 22 e parte da carga horária no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Carga Horária do Curso: 360 horas

Portaria de Regulamentação do Curso:

Versões anteriores

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) possui duas linhas de pesquisas, a saber:

LINHA DE PESQUISA 1 - Aplicação das tecnologias digitais no ensino

Esta linha trabalha com o uso de ferramentas computacionais aplicadas nos processos didático-pedagógicos do ensino: Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC; Integração do currículo pelas TDIC; Informática na escola e na sala de aula; Experiências com dispositivos móveis na escola; Games como prática educacional; Robótica no ensino; Programação de computadores na construção do conhecimento; Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares; Projetos colaborativos com suporte das tecnologias; Experiências com redes sociais; Recursos da web; Comunidades virtuais de aprendizagem; Ambientes virtuais de aprendizagem na construção do conhecimento autônomo e colaborativo, produção de material didático.

 

 

Projetos Associados:

 

 

 

 1 - Uso pedagógico das TDIC na sala de aula: práticas inovadoras

 Este projeto tem por objetivo investigar a apropriação e o uso das TDIC na sala de aula como recursos inovadores para a aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento.

Professores Associados: 
 

 

2 - Novos instrumentos no ensino: Tendências e desafios

Este projeto tem por objetivos aplicar e construir aplicativos móveis, websites, ambientes on-line de aprendizagem, jogos educacionais ou qualquer material didático digital para as áreas dos conhecimentos: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Professores Associados:

 

 

LINHA DE PESQUISA 2 - Formação docente para o uso das tecnologias digitais

Esta linha trabalha perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC: Novos cenários de formação para a educação digital; Experiências com o uso das TDIC; Novas abordagens na formação docente; Web 2.0, Redes sociais e comunidades online na formação docente; Letramento digital e desenvolvimento profissional, tecnologias e plataformas de apoio à formação docente.

Projetos Associados:

 

3 - Desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem com as TDIC

Este projeto tem por objetivo planejar e estruturar estratégias de ensino nas diferentes áreas de conhecimento para desenvolver projetos pedagógicos com as TDIC.

Professores Associados: 
 

 

4 - As TDIC na formação de professores: redefinindo práticas docentes de maneira crítica

Este projeto tem por objetivo investigar saberes docentes e modelos didáticos das práticas pedagógicas com o uso das TDIC

Professores Associados: 
 

 

 

 

 

Disciplinas: 

Disciplina

Presencial / Distância /Cred

 

Professor

 

Mídias digitais de comunicação na educação 

12h - 18h - 2C

Armando Martins de Souza

Marcelo Simas Mattos

Metodologia da pesquisa

12h - 18h - 2C

Carmen Elena das Chagas

Bruno Cavalcanti Lima

Teorias da aprendizagem no contexto digital

12h - 18h - 2C

Margarete Pereira Friedrich

Leitura de textos e pesquisa acadêmica em língua estrangeira

12h - 18h - 2C

Maria Aparecida G. Ferreira

Cintia Paula Santos da silva

Ambientes on-line de ensino

12h - 18h - 2C

Risiberg Ferreira Teixeira

Álvaro Gonçalves de Barros

Robótica educacional

12h - 18h - 2C

Wenderson Buenos Aires

Rafael de Oliveira Costa

Tecnologias digitais na formação docente

12h - 18h - 2C

Maria Aparecida G. Ferreira

Júlio César Gallio da Silva

Jogos eletrônicos

12h - 18h - 2C

Carlos Roberto Oliveira Junior

Fabio Contrera Xavier

Educação e tecnologias 

12h - 18h - 2C

Álvaro Gonçalves de Barros

Anderson Alves de Albuquerque

Carlos Roberto Oliveira Junior

Pensamento Computacional

12h - 18h - 2C

Marcos Antônio Guerine Ribeiro

Carlos Augusto Fernandes Filho

Elaboração de projeto

12h - 18h - 2C

Coordenador e Vice-coordenador

Práticas de ensino e tecnologias digitais

12h - 18h - 2C

Eros Izidoro Amaral

Fabio Contrera Xavier

Júlio Cesar Gallio da Silva

Evelyn Morgan 

Trabalho de conclusão de curso I 

 

Professores do colegiado

Carga horária total

144h – 216h –24C

 

 

 

 

Corpo Docente: 

 

 

1. Álvaro Gonçalves Barros

Mestrado em Ciências da Educação (Universidade Americana, Paraguai)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projetos 1 e 2)
Contato: alvaro.barros@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043047779323650
 

 

 

2. Anderson A. de Albuquerque

Mestrado em Informática (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projetos 1 e 2)
Contato: anderson.albuquerque@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5920588918874369
 

 

3. Armando Martins de Souza

Mestrado em Sistemas de Informação (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projetos 1 e 2)
Contato: armando.souza@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325152797805107
 

 

4. Bruno Cavalcanti Lima

Doutorado Letras (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projetos 3 e 4)
Contato: bruno.lima@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1565555444944568
 

 

5. Carlos Augusto Fernandes Filho

Mestrado em Computação (UFF)
Linha de Atuação: Linha 1 Projetos (1 e 2)
Contato:  carlos.fernandes@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6581103876679508
 

 

 

6. Carlos Roberto de Oliveira Junior

Doutorado em Informática (UNIRIO)
Linha de Atuação: Linha 1 Projetos (1 e 2)
Contato: carlos.roberto@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1955932628258120
 

 

 

7. Cintia Paula Santos da Silva

Doutorado em Letras (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projetos 3 e 4)
Contato: cintia.santos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9978301054835125