O curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Matemática tem como objetivo possibilitar a formação de especialista em ensino de Matemática com o intuito de:
i) atender à demanda regional;
ii) promover uma formação continuada que possibilite maior qualificação na atuação profissional;
iii) contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de Matemática na Educação Básica.
Público-alvo: Profissionais da área de Matemática (licenciados e bacharéis) e áreas afins (Física, Química, Engenharia, Estatística, Informática, Astronomia, Geologia e Meteorologia), envolvidos com atividades na área de educação.
Coordenação: Profa. Dra. Aline Mendes Penteado Farves
Vice-coordenação: Vilmar Gomes da Fonseca
E-mail da coordenação do curso: esp.ensinomat.cnil@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares
E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br
Local: IFRJ – Campus Nilópolis - Campus Nilópolis, localizado na Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817
Horário do curso – As aulas do curso são todas ofertadas na modalidade presencial e serão ministradas às segundas-feiras, das 13h às 22h20min
Carga Horária do Curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O curso terá uma entrada por ano no primeiro semestre letivo do IFRJ. Serão oferecidas aproximadamente 25 (vinte e cinco) vagas por turma.
O processo seletivo, será regulamentado por edital específico dos cursos de Pós-graduação Lato sensu do IFRJ, publicados anualmente.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ENSINO DA MATEMÁTICA São objetivos desta linha de pesquisa: caracterizar e explicar o estado presente da evolução da matemática, justificando-o criticamente; clarificar e explicitar os conceitos e princípios básicos da Matemática e relacionar as características dos fundamentos da matemática aos processos de ensino e aprendizagem dos mesmos. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
A) História e Filosofia no ensino da Matemática Este projeto tem como objetivo desenvolver, a partir de perspectivas teóricas e práticas, pesquisas sobre a História da Matemática e Educação Matemática articuladas com as questões de ensino. Assim com investigações que utilizam noções centrais da Filosofia da Matemática como elemento estruturante para entender e explicar que tipos de influências essas noções exercem na produção de saberes docentes e saberes escolares. Docentes envolvidos: |
Linha de pesquisa 2 - ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Essa linha de pesquisa destina-se a realização de investigações que têm como foco descrever e entender fenômenos subjacentes ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
B) Ensino e aprendizagem na escola básica Este projeto de pesquisa tem como objetivo a pesquisa sobre aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática. Estão incluídas: metodologias de ensino e práticas educacionais, o laboratório de ensino como espaço de ensino e pesquisa, avaliação da aprendizagem, recursos didáticos, manipulativos e virtuais, concepções de alunos e processos cognitivos de aprendizagem, teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na sala de aula da escola básica. Docentes envolvidos: |
C) A formação inicial e continuada de professores de Matemática Este projeto visa pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores da Matemática relativas: aos processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos, aos fundamentos epistemológicos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos da formação de professores, às metodologias de ensino e práticas de docência, às concepções e crenças de professores e ao desenvolvimento profissional e do currículo. Docentes envolvidos: |
|
Linha de pesquisa 3 - TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA O objetivo desta linha de pesquisa é investigar as diversas dimensões da introdução das novas tecnologias no Ensino da Matemática. Sendo assim, pretende-se buscar a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que surgem como consequências do uso das novas conexões estabelecidas com novos atores tecnológicos. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
D) Tecnologia e Formação de Professores que ensinam Matemática Esse projeto visa estudar o uso de tecnologia de informação e comunicação em contextos de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, dando especial atenção ao modo como esses profissionais articulam os diversos domínios do saber docente ao desenvolver ações didáticas com recurso ao uso dessas tecnologias para o ensino da matemática. Docentes envolvidos: |
E) Tecnologia e Robótica no Ensino de Matemática Esse projeto propõe estudar a criação e adaptação de modelos e cenários de aprendizagem que integrem o uso de tecnologia de informação e comunicação, e robótica educativa, para o ensino de Matemática, procurando perceber o contributo dessas ações didáticas e tecnológicas para a aprendizagem dos alunos da educação básica, sobre os conceitos matemáticos. Docentes envolvidos: |
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
N° DE CRÉDITOS |
PROFESSOR/A
|
Funções Reais e Modelagem Matemática |
30 |
2 |
Edgar Huamaní |
Tópicos em Ensino de Geometria |
30 |
2 |
André Silva |
Ensino de Matemática e o uso de tecnologias |
30 |
2 |
Vilmar Fonseca |
Tópicos em Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática |
30 |
2 |
Heitor Achilles |
Metodologia de Pesquisa |
30 |
2 |
Aline Farves |
Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática I |
30 |
2 |
Marcelo Bastos |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
N° DE CRÉDITOS |
PROFESSOR/A
|
Tendências e Concepções em Educação Matemática |
30 |
2 |
Claudio Costa |
Teoria dos Números e Álgebra com aplicações na Educação Básica |
30 |
2 |
Heitor Achilles |
Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática II |
30 |
2 |
Kelling Souto |
Tópicos de Educação Estatística, Raciocínio Combinatório e Probabilístico |
30 |
2 |
Eduardo Matos |
Elaboração de Projeto |
30 |
2 |
Aline Farves |
Currículo e Avaliação em Matemática |
30 |
2 |
José Gaspar |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
N° DE CRÉDITOS |
PROFESSOR/A
|
TCC I |
Não há |
Sem créditos |
Orientador/a do aluna/a |
Em cada uma das disciplinas elencadas na tabela acima, a distribuição seguirá o formato modular, com carga horária dividida entre os docentes indicados.
|
1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Doutora em Educação Matemática, PUC-SP |
2. Aline Mendes Penteado Farves Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física (UFRJ) |
|
3. André Luiz Souza Silva Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (CEFET-RJ) |
|
|
Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ -
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao