Logo IFRJ

Ensino de Matemática - Campus Nilópolis (Presencial)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Matemática tem como objetivo possibilitar a formação de especialista em ensino de Matemática com o intuito de:
i) atender à demanda regional;
ii) promover uma formação continuada que possibilite maior qualificação na atuação profissional;
iii) contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de Matemática na Educação Básica. 

Público-alvo: Profissionais da área de Matemática (licenciados e bacharéis) e áreas afins (Física, Química, Engenharia, Estatística, Informática, Astronomia, Geologia e Meteorologia), envolvidos com atividades na área de educação.

Coordenação: Profa. Dra. Aline Mendes Penteado Farves

Vice-coordenação: Vilmar Gomes da Fonseca

E-mail da coordenação do curso: esp.ensinomat.cnil@ifrj.edu.br 

Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares

E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis - Campus Nilópolis, localizado na Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060. 

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Horário do curso – As aulas do curso são todas ofertadas na modalidade presencial e serão ministradas às segundas-feiras, das 13h às 22h20min

Carga Horária do Curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 90/2022 - Aprova, ad referendum, o projeto pedagógico de curso (PPC) de Pós-graduação Lato Sensu em ensino de matemática - campus Nilópolis

 

Processo Seletivo: 

O curso terá uma entrada por ano no primeiro semestre letivo do IFRJ. Serão oferecidas aproximadamente 25 (vinte e cinco) vagas por turma.

O processo seletivo, será regulamentado por edital específico dos cursos de Pós-graduação Lato sensu do IFRJ, publicados anualmente.

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa 1: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ENSINO DA MATEMÁTICA

São objetivos desta linha de pesquisa: caracterizar e explicar o estado presente da evolução da matemática, justificando-o criticamente; clarificar e explicitar os conceitos e princípios básicos da Matemática e relacionar as características dos fundamentos da matemática aos processos de ensino e aprendizagem dos mesmos.

Projetos de pesquisa associados:

 

A) História e Filosofia no ensino da Matemática

Este projeto tem como objetivo desenvolver, a partir de perspectivas teóricas e práticas, pesquisas sobre a História da Matemática e Educação Matemática articuladas com as questões de ensino. Assim com investigações que utilizam noções centrais da Filosofia da Matemática como elemento estruturante para entender e explicar que tipos de influências essas noções exercem na produção de saberes docentes e saberes escolares.

Docentes envolvidos:
Heitor Achilles Dutra da Rosa
 Cleber Haubrichs dos Santos

Linha de pesquisa 2 - ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Essa linha de pesquisa destina-se a realização de investigações que têm como foco descrever e entender fenômenos subjacentes ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Projetos de pesquisa associados:

B) Ensino e aprendizagem na escola básica

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a pesquisa sobre aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática. Estão incluídas: metodologias de ensino e práticas educacionais, o laboratório de ensino como espaço de ensino e pesquisa, avaliação da aprendizagem, recursos didáticos, manipulativos e virtuais, concepções de alunos e processos cognitivos de aprendizagem, teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na sala de aula da escola básica.

Docentes envolvidos:
Aline Mendes Penteado Farves
Cláudio Bispo de Jesus Costa
Cleber Haubrichs dos Santos
Eduardo Guedes de Matos
Heitor Achilles Dutra da Rosa
José Carlos G. Gaspar
 Marcelo Silva Bastos
Vera Lúcia Rangel de Souza

C) A formação inicial e continuada de professores de Matemática

Este projeto visa pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores da Matemática relativas: aos processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos, aos fundamentos epistemológicos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos da formação de professores, às metodologias de ensino e práticas de docência, às concepções e crenças de professores e ao desenvolvimento profissional e do currículo.

Docentes envolvidos:
 Aline Mendes Penteado Farves
 Cláudio Bispo de Jesus Costa
Eduardo Guedes de Matos
José Carlos G. Gaspar
Marcelo Silva Bastos
Vera Lúcia Rangel de Souza

Linha de pesquisa 3 - TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar as diversas dimensões da introdução das novas tecnologias no Ensino da Matemática. Sendo assim, pretende-se buscar a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que surgem como consequências do uso das novas conexões estabelecidas com novos atores tecnológicos.

Projetos de pesquisa associados:

D) Tecnologia e Formação de Professores que ensinam Matemática

Esse projeto visa estudar o uso de tecnologia de informação e comunicação em contextos de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, dando especial atenção ao modo como esses profissionais articulam os diversos domínios do saber docente ao desenvolver ações didáticas com recurso ao uso dessas  tecnologias para o ensino da matemática.

Docentes envolvidos:
 André Luiz Souza Silva
Edgar Manuel Chipana Huamaní
Eric Nelson Santiago Gonçalves
Isaque de Souza Rodrigues
José Vicente Cipriano de Souza
Vilmar Gomes da Fonseca 

E) Tecnologia e Robótica no Ensino de Matemática

Esse projeto propõe estudar a criação e adaptação de modelos e cenários de aprendizagem que integrem o uso de tecnologia de informação e comunicação, e robótica educativa, para o ensino de Matemática, procurando perceber o contributo dessas ações didáticas e tecnológicas para a aprendizagem dos alunos da educação básica, sobre os conceitos matemáticos.

Docentes envolvidos:
André Luiz Souza Silva
Edgar Manuel Chipana Huamaní
Eric Nelson Santiago Gonçalves
Isaque de Souza Rodrigues
José Vicente Cipriano de Souza
Vilmar Gomes da Fonseca

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

Funções Reais e Modelagem Matemática

30

2

Edgar Huamaní
José Souza

Tópicos em Ensino de Geometria

30

2

André Silva
Isaque Rodrigues

Ensino de Matemática e o uso de tecnologias

30

2

Vilmar Fonseca
Deise Oliveira

Tópicos em Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática

30

2

Heitor Achilles
Cleber Santos

Metodologia de Pesquisa

30

2

Aline Farves
Vilmar Fonseca

Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática I

30

2

Marcelo Bastos
Eric Gonçalves

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

Tendências e Concepções em Educação Matemática

30

2

Claudio Costa
Marcelo Bastos

Teoria dos Números e Álgebra com aplicações na Educação Básica

30

2

Heitor Achilles
Claudio Costa

Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática II

30

2

Kelling Souto
Vera Rangel

Tópicos de Educação Estatística, Raciocínio Combinatório e Probabilístico

30

2

Eduardo Matos
José Gaspar

Elaboração de Projeto

30

2

Aline Farves
Kelling Souto

Currículo e Avaliação em Matemática

30

2

José Gaspar
Vera Rangel

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

TCC I

Não há

Sem créditos

Orientador/a do aluna/a

Em cada uma das disciplinas elencadas na tabela acima, a distribuição seguirá o formato modular, com carga horária dividida entre os docentes indicados.

Corpo Docente: 

 

1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva

Doutora em Educação Matemática, PUC-SP
Linha de Atuação: 
Contato: albertina.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089493515706508

 

2. Aline Mendes Penteado Farves

Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4679105414338892
 

 

3. André Luiz Souza Silva

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (CEFET-RJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2288221683528616
 

 

Normas do Curso: 

Normas do curso

Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ -

Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS